Nota: As seguintes secções são intencionalmente deixadas em branco: AD-2.7, AD-2.11, AD-2.14, AD-2.15, AD-2.16, AD-2.19 AD-2.20, e AD-2.21.
LPJF — LEIRIA
1 | Ponto de referência do aeródromo (ARP) e localização | LAT: 394656N LONG: 0084911W |
2 | Direção e distância do ponto de referência do aeródromo (ARP) ao centro da localidade que o aeródromo serve | 3.7 KM (2 NM) NNW de Gândara dos Olivais |
3 | Elevação do aeródromo e temperatura de referência | 42 M (139 FT) / NOT AVBL |
4 | Ondulação do geóide na posição de elevação do aeródromo | NOT AVBL |
5 | Declinação magnética (data) / variação anual | 01° W (2025) / 0.16° decrescente |
6 | Operador do aeródromo, endereço, telefone, fax, endereço de correio eletrónico e AFS | Aero Clube de Leiria Centro Associativo Municipal Rua de Tomar 6 2410-184 LEIRIA Tel: +351 244 814 483 Email: [email protected] AD Tel: +351 244 840 193 Diretor AD: Pedro Batista Diretor AD Tel: +351 960 283 199 Diretor Adjunto AD: Gonçalo Santos Diretor Adjunto AD Tel: +351 915 956 528 |
7 | Tipos de tráfego autorizado (IFR/VFR) | VFR |
8 | Observações | Entrada principal do Aeródromo - Localização GPS: 394750N 0084917W |
1 | Operador do aeródromo | Horário de operação: HJ Horário administrativo: PPR obrigatório para a abertura do AD. |
2 | Alfândega e imigração | NIL |
3 | Saúde e saneamento | NIL |
4 | Gabinete de informação AIS | NIL |
5 | Gabinete de reporte ATS (ARO) | NIL |
6 | Gabinete de informação MET | NIL |
7 | ATS | NIL |
8 | Abastecimento | NIL |
9 | Assistência | NIL |
10 | Segurança | CCTV diariamente 24 HRS. |
11 | Remoção de gelo | NIL |
12 | Observações | Segurança necessária para todas as operações. PPR obrigatório. |
1 | Instalações para transporte de carga | NIL |
2 | Tipos de combustível e óleo | NIL |
3 | Instalações de abastecimento e respectiva capacidade | NIL |
4 | Instalações de remoção de gelo | NIL |
5 | Espaço de hangar para aeronaves visitantes | Hangar - 440 M2 com monitorização 24H: porta 16 M x 4,5 M. PPR obrigatório. Relva: disponíveis 1300 M2. AD sem monitorização fora do horário de operação. |
6 | Instalações para reparação de aeronaves visitantes | NIL |
7 | Observações | NIL |
1 | Hotéis no aeródromo ou imediações | Estrada N109 (5 min); LISHOTEL Hotel & SPA: Centro da Cidade de Leiria (10 min); HOTEL EUROSOL LEIRIA: Praia de São Pedro de Moel (35 min); HOTEL MAR E SOL & SPA: Praia da Nazaré (38 min); HOTEL MIRAMAR: Praia da Vieira (38 min); HOTEL CRISTAL VIEIRA PRAIA & SPA; MONTE REAL HOT SPRINGS (15 min): MONTE REAL HOTEL TERMAS & SPA; |
2 | Restaurantes no aeródromo ou imediações | Estrada N103 (5 min): Restaurante ALEXMEL; Restaurante Quinta do Leitão; |
3 | Possibilidades de transporte | UBER; Taxi; Autocarro; Comboio. |
4 | Instalações médicas | Leiria - Hospital de Santo André (12 min) |
5 | Agência bancária e posto dos correios no aeródromo ou imediações | Loja CTT, Leiria - Almoinha Grande (5 min) |
6 | Posto de turismo | Leiria: Delegação Central do Turismo de Portugal (10 min) |
7 | Observações | NIL |
1 | Categoria do aeródromo no combate a incêndios | CAT 1 SLCI |
2 | Equipamento de salvamento | NIL |
3 | Capacidade de remoção de aeronave fora de serviço | Da responsabilidade do operador das aeronaves. |
4 | Observações | Disponível simultâneamente com a operação AD. 24H PPR obrigatório para categorias mais elevadas; Atenção: Apenas 1 aeronave permitida na área de manobra, de cada vez. |
1 | Placas de estacionamento | Designação | Superfície | Resistência | |
W | ASPH | NIL | |||
2 | Caminhos de circulação | Designação | Largura | Superfície | Resistência |
A | 6 M | ASPH | NIL | ||
3 | Pontos de verificação dos altímetros | Localização | Elevação | ||
NIL | NIL | ||||
4 | Localização dos pontos de verificação do VOR | NIL | |||
5 | Posição dos pontos de verificação do INS | NIL | |||
6 | Observações | Dimensões da placa de estacionamento 45 M x 20 M Placa de estacionamento: 3 lugares de estacionamento disponíveis (C172 ou equivalente). PCN não determinado. 24H PPR obrigatório para aeronaves de maiores dimensões. 1 caminho de circulação e 1 ponto de espera disponíveis. PCN não determinado. O AD está aprovado para as dimensões do PIPER SCENECA V. Quando a posição de estacionamento for necessária para uma aeronave superior ao C172 ou equivalente, PPR 24 H é obrigatório. |
1 | Utilização de sinais de identificação das posições de estacionamento de aeronaves, linhas de orientação dos caminhos de circulação e sistema de guiamento de estacionamento visual nas posições de estacionamento de aeronaves | NIL |
2 | Marcações e luzes da pista e dos caminhos de circulação | Marcas pista 01/19: Linha central, berma, extensão inicial de pista e designadores de pista; Caminho de circulação: Linha central e pontos de espera. Placa de estacionamento: 3 posições de estacionamento, área de segurança de combustível. |
3 | Barras de stop | NIL |
4 | Observações | WDI não iluminado |
Designação | Tipo de Obstáculo | Posição do obstáculo | Elevação /Altura | Marcas e Luzes | Observações |
---|---|---|---|---|---|
a | b | c | d | e | f |
NIL | Cabos de alta tensão | NOT AVBL | NOT AVBL | Balizagem diurna | A 1300 M da pista 01 |
NIL | Outro | NOT AVBL | NOT AVBL | NIL | Pista 19: Barreira |
Mais informações ver LPJF AD 2.23 Informações complementares |
Designações | Azimute verdadeiro | Dimensões das pistas (M) | Resistência do pavimento (PCN) e superfície das pistas e áreas de paragem | Coordenadas da soleira Coordenadas fim de pista Ondulação do Geóide | Elevação da soleira e maior elevação da zona de toque de uma pista de aproximação de precisão | Declive das pistas e áreas de paragem (SWY) |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |
01 | 011.13° | 540 x 10 | NIL | THR 394640.4N 0084914.4W Fim de Pista 394655.8N 0084910.5W | THR 41 M (133 FT) | NIL |
19 | 191.13° | THR 394655.8N 0084910.5W Fim de Pista 394640.4N 0084914.4W | THR 40 M (132 FT) | NIL |
Designações | Dimensões SWY (M) | Dimensões CWY (M) | Dimensões das faixas (M) | RESA (M) | OFZ | Observações |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |
01 | NIL | NIL | 540 x | NIL | 575 M x 30 M | NIL |
19 |
Designador da pista | TORA (M) | TODA (M) | ASDA (M) | LDA (M) | Observações |
---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
01 | 540* | 540* | 540* | 483 | * Incluindo extensão inicial de pista de 57 M |
19 | 513** | 513** | 513** | 483 | ** Incluindo extensão inicial de pista de 30 M |
1 | Designação do espaço aéreo e coordenadas geográficas dos limites laterais | NIL |
2 | Limites verticais | NIL |
3 | Classificação do espaço aéreo | D |
4 | Indicativo de chamada ATS / Língua(s) | LPJF Radio / PT + LPMR TWR e LPMR APP / EN e PT |
5 | Altitude de transição | 4000 FT |
6 | Horário de aplicabilidade | NIL |
7 | Observações | Sempre que as áreas LPR70A e LPR70B se encontrarem disponíveis para GAT, a classificação do espaço aéreo mudará para C (ver ENR-1.4). |
Designação do serviço | Indicativo de chamada | Canais | Período de funcionamento | Observações |
---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
Estação Aeronáutica | LEIRIA RÁDIO | 121.255 MHZ | HO | Cobertura: 15 NM Tipo de emissão: A3E |
Ligar e desligar motores As operações de ligar e desligar motores são permitidas apenas nas posições de estacionamento; ao ligar motores, não é permitido equipamento desnecessário na rampa; os movimentos para a área de combustível apenas se farão com os motores desligados. Área de abastecimento A placa de estacionamento foi prolongada para sul devido à nova área de abastecimentos. Não é permitido estacionar na zona de abastecimento. Aproxime-se da zona de abastecimento com os motores desligados. PPR - Pedido de autorização prévia Os pedidos de autorização prévia podem ser efetuados por email ou através dos contactos diretos do Diretor do Aeródromo (telefone: +351 960 283 199 - email: [email protected]). Pedidos via email exigem aprovação formal do Diretor do Aeródromo.
Circuitos apenas a Oeste, evitando sobrevoar a Vila de Marrazes onde se encontram vários obstáculos e edifícios, que perfuram a superfície livre de obstáculos; PPR para o Aeródromo ou para o Diretor do Aeródromo obrigatório devido à estrada pública que atravessa a pista; O Aeródromo está localizado dentro de MONTE REAL MCTR. Contactar LPMR (TWR Freq. 118.640 MHZ) antes da partida. Equipamento rádio obrigatório (comunicação bidirecional). FPL obrigatório.
Obstáculos
Elevações do terreno a 15M a este do eixo central da pista 01; Barreiras na final das pistas 01/19 (declives negativos após faixa da pista); Todos os obstáculos estão a mais de 15M de distância da linha central da pista; As elevações positivas do terreno iniciam-se 85M após a THR da pista 01 e prolongam-se até ao cruzamento da estrada pública; A pista 19 começa em cima das barreiras; Elevações positivas do terreno (campo + 70 cm máx.); as barreiras dos limites do aeródromo são construídas com pinos de segurança em plástico (campo + 80cm); A THR da pista 01/19 com elevação negativa de 20m não sinalizada; Elevações positivas de terreno (máx. 70 cm); as barreiras de limites do aeródromo são instaladas a cada 10M (80 cm de altura); Marcado a vermelho e branco ou amarelo e preto; Os pinos de segurança partirão se atingidos por aeronaves, causando danos menores; O aeródromo é rodeado por cabos de alta tensão. Verifique as cartas.
Atividade de pássaros Aves de médio porte desde MAR a OUT, nas zonas de aproximação e circuito (cegonhas); Ventos Pista 01/19 sujeita a correntes ascendentes/descendentes em todas as aproximações. São esperados ventos variáveis e rajadas com ventos de NW.
Nome | Página |
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Carta de Aeródromo | |
Carta de Aproximação Visual | |