Nota: As seguintes secções são intencionalmente deixadas em branco: AD-2.6, AD-2.7, AD-2.11, AD 2.14, AD-2.15, AD-2.16, AD-2.19, AD-2.20 e AD-2.21.
LPPM — PORTIMÃO
1 | Ponto de referência do aeródromo (ARP) e localização | LAT: 370858N LONG: 0083502W |
2 | Direção e distância do ponto de referência do aeródromo (ARP) ao centro da localidade que o aeródromo serve | 5 KM (2.7 NM) W de Portimão |
3 | Elevação do aeródromo e temperatura de referência | 1 M (5 FT) / 31.4°C |
4 | Ondulação do geóide na posição de elevação do aeródromo | NOT AVBL |
5 | Declinação magnética (data) / variação anual | 01° W (2022) / 0.17° decrescente |
6 | Operador do aeródromo, endereço, telefone, fax, endereço de correio eletrónico e AFS | Câmara Municipal de Portimão Tel: +351 282 470 700 Fax: +351 282 470 792 Email: geral@cm-portimao.pt AD Tel: +351 282 480 360 AD Fax: +351 282 495 942 AD Email: aerodromo@cm-portimao.pt AFIS Tel: +351 282 480 360 AFIS Fax: +351 282 495 942 AFIS Email: afis@cm-portimao.pt Diretor AD Tel: +351 925 947 830 Email: direccao.aerodromo@cm-portimao.pt |
7 | Tipos de tráfego autorizado (IFR/VFR) | VFR |
8 | Observações | Operação com ultraleves, sujeita a autorização |
1 | Operador do aeródromo | Aeródromo: 08:00-20:00 LMT ou SS, o que ocorrer primeiro Administração do AD: 08:00-20:00 LMT |
2 | Alfândega e imigração | NIL |
3 | Saúde e saneamento | NIL |
4 | Gabinete de informação AIS | NIL |
5 | Gabinete de reporte ATS (ARO) | NIL |
6 | Gabinete de informação MET | NIL |
7 | ATS | 08:00-20:00 LMT - AFIS |
8 | Abastecimento | 09:00-18:00 LMT Fora deste horário PPR 24HRS para: TEL: +351 282 098 058 Email: aeroalgarvefuel@gmail.com |
9 | Assistência | 0800-2000 LMT A pedido através do tel: +351 932956922 |
10 | Segurança | H24 |
11 | Remoção de gelo | NIL |
12 | Observações | Operação do AD entre SR-08:00 LMT e 20:00 LMT-SS PPR de, pelo menos, 24 HRS através do contacto telefónico do AFIS. |
1 | Instalações para transporte de carga | NIL |
2 | Tipos de combustível e óleo | AVGAS 100LL, JET A1 e W100 |
3 | Instalações de abastecimento e respectiva capacidade | NIL |
4 | Instalações de remoção de gelo | NIL |
5 | Espaço de hangar para aeronaves visitantes | 1- 232 M2 (16 Mx14.5 M); porta 13.5 Mx3.25 M 2- 270 M2 (15 Mx18 M); porta 17 Mx8 M 3- 600 M2 (30 Mx20 M); porta 16 Mx4 M 4- 600 M2 (30 Mx20 M); porta 18 Mx7 M 5- 600 M2 (30 Mx20 M); porta 16.5 Mx5 M |
6 | Instalações para reparação de aeronaves visitantes | NIL |
7 | Observações | NIL |
1 | Hotéis no aeródromo ou imediações | Penina, Alvor, Montes de Alvor, Portimão |
2 | Restaurantes no aeródromo ou imediações | Aeródromo, Penina, Alvor, Montes de Alvor e Portimão |
3 | Possibilidades de transporte | Autocarros, táxi e rent-a-car |
4 | Instalações médicas | Portimão e Alvor |
5 | Agência bancária e posto dos correios no aeródromo ou imediações | Alvor e Portimão |
6 | Posto de turismo | NIL |
7 | Observações | NIL |
1 | Categoria do aeródromo no combate a incêndios | CAT 2 de SLCI - disponibilizando SBA (permanente) A pedido: CAT 5 de SLCI - disponibilizando SBSLCI |
2 | Equipamento de salvamento | NIL |
3 | Capacidade de remoção de aeronave fora de serviço | NIL |
4 | Observações | NIL |
1 | Placas de estacionamento | Designação | Superfície | Resistência | |
NIL | ASPH | NIL | |||
2 | Caminhos de circulação | Designação | Largura | Superfície | Resistência |
NIL | 20 M | NIL | NIL | ||
3 | Pontos de verificação dos altímetros | Localização | Elevação | ||
NIL | NIL | ||||
4 | Localização dos pontos de verificação do VOR | NIL | |||
5 | Posição dos pontos de verificação do INS | NIL | |||
6 | Observações | Dimensões da placa de estacionamento 154 Mx45 M Dimensões do caminho de circulação 53 Mx20 M |
1 | Utilização de sinais de identificação das posições de estacionamento de aeronaves, linhas de orientação dos caminhos de circulação e sistema de guiamento de estacionamento visual nas posições de estacionamento de aeronaves | NIL |
2 | Marcações e luzes da pista e dos caminhos de circulação | Marcas da pista, designação das pistas e linha de eixo central da pista |
3 | Barras de stop | NIL |
4 | Observações | WDI não iluminado |
Designação | Tipo | Posição | Elevação Altura | Marcas e Luzes | Observações |
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a | b | c | d | e | f |
NIL | Elevação natural | NOT AVBL | 50 M NOT AVBL | NIL | RWY 29 APCH DIST 700 M |
NIL | Edifícios | NOT AVBL | 31 M NOT AVBL | NIL | RWY 29 APCH DIST 390 M |
NIL | Reservatório de água | NOT AVBL | NOT AVBL | NIL | DIST 1310 M RWY 29 (293°) (na Bemposta) |
NIL | Outro | NOT AVBL | 3.3 M NOT AVBL | NIL | RWY 29 APCH Talude DIST 100 M |
NIL | Vedação | NOT AVBL | 2 M NOT AVBL | NIL | RWY 29 APCH DIST 27 M |
Designações | Azimute verdadeiro | Dimensões das pistas (M) | Resistência do pavimento (PCN) e superfície das pistas e áreas de paragem | Coordenadas da soleira Coordenadas fim de pista Ondulação do Geóide | Elevação da soleira e maior elevação da zona de toque de uma pista de aproximação de precisão | Declive das pistas e áreas de paragem (SWY) |
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1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |
11 | NOT AVBL | 860x27 | PCN 37/F/C/W/T ASPH | THR 370901.89N 0083518.68W | THR 1 M | NIL |
29 | NOT AVBL | THR 370854.47N 0083449.09W | THR 1 M | NIL |
Designações | Dimensões SWY (M) | Dimensões CWY (M) | Dimensões das faixas (M) | RESA (M) | OFZ | Observações |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |
11 | NIL | NIL | NIL | NIL | NIL | NIL |
29 | THR RWY 29 Deslocada 90 M |
Designador da pista | TORA (M) | TODA (M) | ASDA (M) | LDA (M) | Observações |
---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
11 | 770 | 770 | 860 | 860 | NIL |
29 | 860 | 860 | 860 | 770 | NIL |
1 | Designação do espaço aéreo e coordenadas geográficas dos limites laterais | Portimão ATZ: 371301N 0083841W - 371038N 0082908W - 370523N 0083112W - 370746N 0084045W - 371301N 0083841W |
2 | Limites verticais | SFC/1000 FT |
3 | Classificação do espaço aéreo | G |
4 | Indicativo de chamada ATS / Língua(s) | PORTIMÃO INFORMAÇÃO / PT, EN |
5 | Altitude de transição | 4000 FT |
6 | Horário de aplicabilidade | A ativação da ATZ está sujeita às horas de operação do AFIS, em coordenação com o ACC de Lisboa |
7 | Observações | Todas as aeronaves a operar na ATZ (incluindo ULM) estão sujeitas às seguintes condições: Comunicações bilaterais; Submissão de FPL. |
Designação do Serviço | Indicativo de Chamada | Canais | Período de funcionamento | Observações |
---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
AFIS | PORTIMÃO INFORMAÇÃO | 122.005 MHZ | 08:00-20:00 LMT | Cobertura: 15 NM Tipo Emissão: A3E |
Faro TWR | FARO TWR | 120.755 MHZ | H24 | NIL |
Faro APP | FARO APCH | 119.405 MHZ | H24 | NIL |
É obrigatória a submissão de Plano de Voo ao ATS de Faro antes da partida, respeitando os seguintes tempos:
Superfície de aproximação perfurada pelo terreno e outras construções. As operações de voo nas proximidades do aeródromo deverão efectuar-se apenas quando se verifiquem boas condições de visibilidade. A colocação de motor em marcha deve ser solicitada previamente ao prestador de serviços de tráfego aéreo de Portimão. A rolagem e descolagem não é permitida sempre que uma atividade de paraquedismo esteja a decorrer no aeródromo de Portimão. A entrada na ATZ de Portimão está condicionada durante o decorrer da atividade de paraquedismo.
Transferência de Comunicações e Responsabilidade
Aeronaves com destino a LPPM em contacto com TWRFAR
As aeronaves com destino a LPPM serão autorizadas a abandonar as frequências de Faro APP/Faro TWR e contactar Portimão AFIS, nas condições:
Em alternativa as aeronaves poderão ser autorizadas a descer para as altitudes mínimas do setor (raio de 25 NM do DVOR/DME “VFA”).
Aeronaves com saída de LPPM
As aeronaves que descolem de LPPM deverão contactar Faro APP (ou Faro TWR quando previamente acordado) ao abandonarem o circuito de tráfego ou até um dos pontos geográficos ou abeam Carvoeiro, Silves, Caldas de Monchique, Barragem da Bravura/Odiáxere e Lagos definidos como pontos de transferência de comunicações e responsabilidade, a uma altitude máxima de 1000 FT AGL.
Aeronaves cujo nível de cruzeiro seja superior a FL 055, devem ser coordenadas com Faro TWR.
NOTA: Em função do tráfego e quando previamente coordenado pela torre de Faro com o Aeródromo de Portimão e o ACC de Lisboa:
Aeronaves em voo local
As aeronaves em voo local e área circunvizinha que não ultrapassem os pontos de transferência de responsabilidade, acima definidos, e altitude máxima de 1000 FT AGL (limite inferior da TMA), devem manter contacto permanente com o AFIS de Portimão.
Sobrevoos em contacto com TWRFAR
As aeronaves em sobrevoo VFR na vizinhança de LPPM, a uma altitude inferior a 2000 FT AGL, deverão ser instruídas por Faro APP ou Faro TWR a contactar o AFIS de Portimão, para informação de tráfego; Após passagem na área de Portimão, o AFIS deverá de novo instruir as aeronaves para contactarem Faro APP ou Faro TWR. Se se verificarem as condições da NOTA acima (Parágrafo - Aeronaves com saída de LPPM) poderão ser transferidas directamente para ACC LIS.
Procedimentos de Coordenação de Emergência
Em caso de voo de apoio a uma emergência médica ou outra, na impossibilidade de envio do FPL para o ARO de Faro, a aeronave que pretenda descolar de LPPM deverá introduzir o código SSR 7000 e contactar Faro APP/TWR, quando instruído pelo AFIS, não devendo subir acima dos 1000 FT AGL. A aeronave, ao estabelecer contacto com a Faro TWR, deverá fornecer os dados do AFIL que serão retransmitidos ao ARO de Faro para processamento. O AFIS de LPPM, directamente ou através do piloto responsável pela operação da aeronave, coordenará com Faro TWR (Tel: 289 894 137 ou 289 894 163) com a antecedência possível, as operações integradas de emergência, de fogos ou outras que impliquem uma ou mais aeronaves.A Faro TWR apoiará, na medida do possível, as operações de combate a fogos florestais ou outras situações de emergência. As actividades de trabalho aéreo (e.g. paraquedismo, fotografia aérea, reportagens televisivas, reboque de mangas publicitárias), que as aeronaves com origem em LPPM pretendam desenvolver, deverão ser previamente coordenadas pelo AITA, com a Faro TWR.É obrigatório o uso de rodas por parte dos helicópteros para entrar na plataforma onde é feito o abastecimento de combustível.É obrigatório o uso de coletes reflectores para quem circula na placa de estacionamento.
Atividades potencialmente perigosas:
Paraquedismo
Ver ENR-5.5 Desportos aeronáuticos e atividades recreativas.
Nome | Página |
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Carta de Aeródromo | |
Carta de Aproximação Visual | |