LPPM — PORTIMÃO

Nota: As seguintes secções são intencionalmente deixadas em branco: AD-2.6, AD-2.7, AD-2.11, AD 2.14, AD-2.15, AD-2.16, AD-2.19, AD-2.20 e AD-2.21.

LPPM AD 2.1  Nome e indicador de lugar do aeródromo

LPPM — PORTIMÃO

LPPM AD 2.2  Dados geográficos e administrativos de aeródromo

1Ponto de referência do aeródromo (ARP) e localizaçãoLAT: 370858N
LONG: 0083502W
2Direção e distância do ponto de referência do aeródromo (ARP) ao centro da localidade que o aeródromo serve5 KM (2.7 NM) W de Portimão
3Elevação do aeródromo e temperatura de referência1 M (5 FT) / 31.4°C
4Ondulação do geóide na posição de elevação do aeródromoNOT AVBL
5Declinação magnética (data) / variação anual01° W (2022) / 0.17° decrescente
6Operador do aeródromo, endereço, telefone, fax, endereço de correio eletrónico e AFSCâmara Municipal de Portimão
Tel: +351 282 470 700
Fax: +351 282 470 792
Email: geral@cm-portimao.pt

AD Tel: +351 282 480 360
AD Fax: +351 282 495 942
AD Email: aerodromo@cm-portimao.pt

AFIS Tel: +351 282 480 360
AFIS Fax: +351 282 495 942
AFIS Email: afis@cm-portimao.pt

Diretor AD Tel: +351 925 947 830 Email: direccao.aerodromo@cm-portimao.pt
7Tipos de tráfego autorizado (IFR/VFR)VFR
8ObservaçõesOperação com ultraleves, sujeita a autorização

LPPM AD 2.3  Horas de funcionamento

1Operador do aeródromoAeródromo: 08:00-20:00 LMT ou SS, o que ocorrer primeiro
Administração do AD: 08:00-20:00 LMT
2Alfândega e imigraçãoNIL
3Saúde e saneamentoNIL
4Gabinete de informação AISNIL
5Gabinete de reporte ATS (ARO)NIL
6Gabinete de informação METNIL
7ATS08:00-20:00 LMT - AFIS
8Abastecimento09:00-18:00 LMT Fora deste horário PPR 24HRS para: TEL: +351 282 098 058 Email: aeroalgarvefuel@gmail.com
9Assistência0800-2000 LMT A pedido através do tel: +351 932956922
10SegurançaH24
11Remoção de geloNIL
12ObservaçõesOperação do AD entre SR-08:00 LMT e
20:00 LMT-SS PPR de, pelo menos, 24 HRS
através do contacto telefónico do AFIS.

LPPM AD 2.4  Serviços e instalações de assistência

1Instalações para transporte de cargaNIL
2Tipos de combustível e óleoAVGAS 100LL, JET A1 e W100
3Instalações de abastecimento e
respectiva capacidade
NIL
4Instalações de remoção de geloNIL
5Espaço de hangar para aeronaves
visitantes
1- 232 M2 (16 Mx14.5 M); porta 13.5 Mx3.25 M
2- 270 M2 (15 Mx18 M); porta 17 Mx8 M
3- 600 M2 (30 Mx20 M); porta 16 Mx4 M
4- 600 M2 (30 Mx20 M); porta 18 Mx7 M
5- 600 M2 (30 Mx20 M); porta 16.5 Mx5 M
6Instalações para reparação de aeronaves visitantesNIL
7ObservaçõesNIL

LPPM AD 2.5  Instalações de passageiros

1Hotéis no aeródromo ou imediaçõesPenina, Alvor, Montes de Alvor, Portimão
2Restaurantes no aeródromo ou
imediações
Aeródromo, Penina, Alvor, Montes de Alvor e Portimão
3Possibilidades de transporteAutocarros, táxi e rent-a-car
4Instalações médicasPortimão e Alvor
5Agência bancária e posto dos correios no aeródromo ou imediaçõesAlvor e Portimão
6Posto de turismoNIL
7ObservaçõesNIL

LPPM AD 2.6  Serviço de salvamento e combate a incêndios

1Categoria do aeródromo no combate a incêndiosCAT 2 de SLCI - disponibilizando SBA (permanente) A pedido: CAT 5 de SLCI - disponibilizando SBSLCI
2Equipamento de salvamentoNIL
3Capacidade de remoção de aeronave fora de serviçoNIL
4ObservaçõesNIL

LPPM AD 2.8  Placas de estacionamento, caminhos de circulação e dados de localização/posições de verificação

1Placas de estacionamentoDesignaçãoSuperfícieResistência
NILASPHNIL
2Caminhos de circulaçãoDesignaçãoLarguraSuperfícieResistência
NIL20 MNILNIL
3Pontos de verificação dos
altímetros
LocalizaçãoElevação
NIL NIL
4Localização dos pontos de verificação do VORNIL
5Posição dos pontos de
verificação do INS
NIL
6ObservaçõesDimensões da placa de estacionamento 154 Mx45 M
Dimensões do caminho de circulação 53 Mx20 M

LPPM AD 2.9  Sistema de controlo e orientação do movimento de superfície e marcações

1Utilização de sinais de identificação das posições de estacionamento de aeronaves, linhas de orientação dos caminhos de circulação e sistema de guiamento de estacionamento visual nas posições de estacionamento de aeronavesNIL
2Marcações e luzes da pista e dos
caminhos de circulação
Marcas da pista, designação das pistas e linha de eixo central da pista
3Barras de stopNIL
4ObservaçõesWDI não iluminado

LPPM AD 2.10  Obstáculos de aeródromo

DesignaçãoTipo Posição Elevação
Altura
Marcas e LuzesObservações
abcdef
NILElevação naturalNOT AVBL50 M
NOT AVBL
NILRWY 29 APCH
DIST 700 M
NILEdifíciosNOT AVBL31 M
NOT AVBL
NILRWY 29 APCH
DIST 390 M
NILReservatório de água NOT AVBLNOT AVBLNILDIST 1310 M
RWY 29 (293°)
(na Bemposta)
NILOutroNOT AVBL3.3 M
NOT AVBL
NILRWY 29 APCH
Talude
DIST 100 M
NILVedaçãoNOT AVBL2 M
NOT AVBL
NILRWY 29 APCH
DIST 27 M

LPPM AD 2.12  Características físicas da pista

DesignaçõesAzimute verdadeiroDimensões das pistas (M)Resistência do pavimento (PCN) e superfície das pistas e áreas de paragemCoordenadas da soleira
Coordenadas fim de pista
Ondulação do Geóide
Elevação da soleira e maior elevação da zona de toque de uma pista de aproximação de precisãoDeclive das pistas e áreas de paragem (SWY)
1234567
11NOT AVBL860x27PCN 37/F/C/W/T
ASPH
THR
370901.89N 0083518.68W
THR 1 MNIL
29NOT AVBLTHR
370854.47N 0083449.09W
THR 1 MNIL
DesignaçõesDimensões SWY (M)Dimensões CWY (M)Dimensões das faixas (M)RESA (M)OFZObservações
18910111213
11NILNILNILNILNILNIL
29THR RWY 29 Deslocada 90 M

LPPM AD 2.13  Distâncias declaradas

Designador da pistaTORA (M)TODA (M)ASDA (M)LDA (M)Observações
123456
11770770860860NIL
29860860860770NIL

LPPM AD 2.17  Espaço aéreo dos serviços de tráfego aéreo

1Designação do espaço aéreo e
coordenadas geográficas dos
limites laterais
Portimão ATZ:
371301N 0083841W - 371038N 0082908W - 370523N 0083112W - 370746N 0084045W - 371301N 0083841W
2Limites verticaisSFC/1000 FT
3Classificação do espaço aéreoG
4Indicativo de chamada ATS / Língua(s)PORTIMÃO INFORMAÇÃO / PT, EN
5Altitude de transição4000 FT
6Horário de aplicabilidadeA ativação da ATZ está sujeita às horas de
operação do AFIS, em coordenação com o
ACC de Lisboa
7ObservaçõesTodas as aeronaves a operar na ATZ (incluindo ULM) estão sujeitas às seguintes condições:
Comunicações bilaterais;
Submissão de FPL.

LPPM AD 2.18  Instalações de comunicação dos serviços de tráfego aéreo

Designação do ServiçoIndicativo de ChamadaCanaisPeríodo de funcionamentoObservações
12345
AFISPORTIMÃO
INFORMAÇÃO
122.005 MHZ08:00-20:00 LMTCobertura: 15 NM Tipo Emissão: A3E
Faro TWRFARO TWR120.755 MHZH24NIL
Faro APPFARO APCH119.405 MHZH24NIL

LPPM AD 2.22   Procedimentos de voo

É obrigatória a submissão de Plano de Voo ao ATS de Faro antes da partida, respeitando os seguintes tempos:

  • Voos VFR espaço aéreo nacional - 30 MIN antes ETD
  • Voos VFR espaço aéreo Schengen - 60 MIN antes ETD
  • Voos IFR 60 MIN antes ETD
  • Não são permitidos VFR nocturnos

Superfície de aproximação perfurada pelo terreno e outras construções. As operações de voo nas proximidades do aeródromo deverão efectuar-se apenas quando se verifiquem boas condições de visibilidade. A colocação de motor em marcha deve ser solicitada previamente ao prestador de serviços de tráfego aéreo de Portimão. A rolagem e descolagem não é permitida sempre que uma atividade de paraquedismo esteja a decorrer no aeródromo de Portimão. A entrada na ATZ de Portimão está condicionada durante o decorrer da atividade de paraquedismo.

Transferência de Comunicações e Responsabilidade

Aeronaves com destino a LPPM em contacto com TWRFAR

As aeronaves com destino a LPPM serão autorizadas a abandonar as frequências de Faro APP/Faro TWR e contactar Portimão AFIS, nas condições:

  • Regras VFR - Após o reporte (ou confirmação Radar) de qualquer um dos pontos geográficos ou abeam: Carvoeiro, Silves, Caldas de Monchique, Barragem da Bravura/Odiáxere, Lagos (ver Carta de Aproximação Visual);
  • Regras IFR - boas condições meteorológicas:
    • Descida inicial para o MSA (5000 FT);
    • Piloto reporta VFR e continua a descida, ou;
    • Piloto reporta contacto visual com AD e com autorização de aproximação visual.
  • Regras IFR - condições meteorológicas adversas:
    • Voa para o último ponto da sua rota IFR e desce para uma altitude de segurança;
    • Autorizado a um procedimento de aproximação por instrumentos, publicado para LPFR, de maneira a encontrar condições que o permitam voar VFR até LPPM AD.

Em alternativa as aeronaves poderão ser autorizadas a descer para as altitudes mínimas do setor (raio de 25 NM do DVOR/DME “VFA”).

Aeronaves com saída de LPPM

As aeronaves que descolem de LPPM deverão contactar Faro APP (ou Faro TWR quando previamente acordado) ao abandonarem o circuito de tráfego ou até um dos pontos geográficos ou abeam Carvoeiro, Silves, Caldas de Monchique, Barragem da Bravura/Odiáxere e Lagos definidos como pontos de transferência de comunicações e responsabilidade, a uma altitude máxima de 1000 FT AGL.

Aeronaves cujo nível de cruzeiro seja superior a FL 055, devem ser coordenadas com Faro TWR.

NOTA: Em função do tráfego e quando previamente coordenado pela torre de Faro com o Aeródromo de Portimão e o ACC de Lisboa:

  • O tráfego a sair de LPPM, cuja rota determine a passagem para o ACC de Lisboa pode ser dispensado de contactar Faro APP;
  • O tráfego com destino a LPPM pode ser dispensado de contactar Faro APP, contactando diretamente o Aeródromo de Portimão.

Aeronaves em voo local

As aeronaves em voo local e área circunvizinha que não ultrapassem os pontos de transferência de responsabilidade, acima definidos, e altitude máxima de 1000 FT AGL (limite inferior da TMA), devem manter contacto permanente com o AFIS de Portimão.

Sobrevoos em contacto com TWRFAR

As aeronaves em sobrevoo VFR na vizinhança de LPPM, a uma altitude inferior a 2000 FT AGL, deverão ser instruídas por Faro APP ou Faro TWR a contactar o AFIS de Portimão, para informação de tráfego; Após passagem na área de Portimão, o AFIS deverá de novo instruir as aeronaves para contactarem Faro APP ou Faro TWR. Se se verificarem as condições da NOTA acima (Parágrafo - Aeronaves com saída de LPPM) poderão ser transferidas directamente para ACC LIS.

Procedimentos de Coordenação de Emergência

Em caso de voo de apoio a uma emergência médica ou outra, na impossibilidade de envio do FPL para o ARO de Faro, a aeronave que pretenda descolar de LPPM deverá introduzir o código SSR 7000 e contactar Faro APP/TWR, quando instruído pelo AFIS, não devendo subir acima dos 1000 FT AGL. A aeronave, ao estabelecer contacto com a Faro TWR, deverá fornecer os dados do AFIL que serão retransmitidos ao ARO de Faro para processamento. O AFIS de LPPM, directamente ou através do piloto responsável pela operação da aeronave, coordenará com Faro TWR (Tel: 289 894 137 ou 289 894 163) com a antecedência possível, as operações integradas de emergência, de fogos ou outras que impliquem uma ou mais aeronaves.A Faro TWR apoiará, na medida do possível, as operações de combate a fogos florestais ou outras situações de emergência. As actividades de trabalho aéreo (e.g. paraquedismo, fotografia aérea, reportagens televisivas, reboque de mangas publicitárias), que as aeronaves com origem em LPPM pretendam desenvolver, deverão ser previamente coordenadas pelo AITA, com a Faro TWR.É obrigatório o uso de rodas por parte dos helicópteros para entrar na plataforma onde é feito o abastecimento de combustível.É obrigatório o uso de coletes reflectores para quem circula na placa de estacionamento.

LPPM AD 2.23   Informações complementares

Atividades potencialmente perigosas:
Paraquedismo

Ver ENR-5.5 Desportos aeronáuticos e atividades recreativas.

LPPM AD 2.24   Cartas aeronáuticas relativas a um aeródromo

NomePágina
Carta de Aeródromo
Carta de Aproximação Visual