LPMN — AMENDOEIRA - MONTEMOR-O-NOVO

Nota: As seguintes secções são intencionalmente deixadas em branco: AD-2.5, AD-2.7, AD-2.11, AD-2.14, AD-2.15, AD-2.16, AD-2.18, AD-2.19, AD-2.20 e AD-2.21.

LPMN AD 2.1  Nome e indicador de lugar do aeródromo

LPMN — AMENDOEIRA - MONTEMOR-O-NOVO

LPMN AD 2.2  Dados geográficos e administrativos de aeródromo

1Ponto de referência do aeródromo (ARP) e localizaçãoLAT: 384233N LONG: 0081631W
2Direção e distância do ponto de referência do aeródromo (ARP) ao centro da localidade que o aeródromo serve8 KM NNW de Montemor-o-Novo
3Elevação do aeródromo e temperatura de referência194 M (636 FT) / 30°C
4Ondulação do geóide na posição de elevação do aeródromoNOT AVBL
5Declinação magnética (data) / variação anual02° W (2020) / 0.17° decrescente
6Operador do aeródromo, endereço, telefone, fax, endereço de correio eletrónico e AFSCâmara Municipal de Montemor-o-Novo Largo Paços do Concelho 7050-127 MONTEMOR-O-NOVO
Tel/Fax: +351 266 898 100
Email: [email protected]
Diretor do AD Tel: +351 964 810 487
Email: [email protected]
Director Adjunto Tel: +351 932 749 828
Email: [email protected]
7Tipos de tráfego autorizado (IFR/VFR)VFR
8ObservaçõesMTOM ≤ 2000 KG Operação com ultraleves

LPMN AD 2.3  Horas de funcionamento

1Operador do aeródromoHJ - apenas em dias de operação de planadores
2Alfândega e imigraçãoNIL
3Saúde e saneamentoNIL
4Gabinete de informação AISNIL
5Gabinete de reporte ATS (ARO)NIL
6Gabinete de informação METNIL
7ATSNIL
8AbastecimentoNIL
9AssistênciaNIL
10SegurançaNIL
11Remoção de geloNIL
12ObservaçõesPara aeronaves não baseadas no AD, PPR ao Diretor do AD ou seu substituto para autorização e coordenação.

LPMN AD 2.4  Serviços e instalações de assistência

1Instalações para transporte de cargaNIL
2Tipos de combustível e óleoNIL
3Instalações de abastecimento e respectiva capacidadeNIL
4Instalações de remoção de geloNIL
5Espaço de hangar para aeronaves visitantes400 M2; Porta 18 Mx3.5 M CVL- Centro de Voo Livre
6Instalações para reparação de aeronaves visitantesNIL
7ObservaçõesNIL

LPMN AD 2.6  Serviço de salvamento e combate a incêndios

1Categoria do aeródromo no combate a incêndiosCAT 1 de SLCI - Serviço de Equipamentos de Apoio (SEA)
2Equipamento de salvamentoNIL
3Capacidade de remoção de aeronave fora de serviçoNIL
4ObservaçõesNIL

LPMN AD 2.8  Placas de estacionamento, caminhos de circulação e dados de localização/posições de verificação

1Placas de estacionamentoDesignaçãoSuperfícieResistência
NILNILNIL
2Caminhos de circulaçãoDesignaçãoLarguraSuperfícieResistência
NIL5 MASPHNIL
3Pontos de verificação dos altímetrosLocalizaçãoElevação
NIL NIL
4Localização dos pontos de verificação do VORNIL
5Posição dos pontos de verificação do INSNIL
6ObservaçõesDimensões da placa de estacionamento 98 Mx5 M

LPMN AD 2.9  Sistema de controlo e orientação do movimento de superfície e marcações

1Utilização de sinais de identificação das posições de estacionamento de aeronaves, linhas de orientação dos caminhos de circulação e sistema de guiamento de estacionamento visual nas posições de estacionamento de aeronavesNIL
2Marcações e luzes da pista e dos caminhos de circulaçãoMarcas da pista e designação das pistas
3Barras de stopNIL
4ObservaçõesNIL

LPMN AD 2.10   Obstáculos de aeródromo

DesignaçãoTipo Posição Elevação
Altura
Marcas e LuzesObservações
abcdef
NILOutro384224.63N 0081645.87W - 384218.64N 0081631.26W - 384218.41N 0081631.41W - 384224.81N 0081647.03W188 M
(616 FT)
NOT AVBL
NILTráfego rodoviário EN 114 - DIST 100 M da THR 03, aproximação RWY 03 e descolagem RWY21
NILÁrvores NOT AVBL10 M
NOT AVBL
NILNo rumo da pista
DIST 300 M da THR 21, descolagem RWY 03
NILVedaçãoNOT AVBLNOT AVBL 1.4 MBrancaVedação de proteção à pista, 29M do eixo central numa extensão de 60M.

LPMN AD 2.12   Características físicas da pista

DesignaçõesAzimute verdadeiroDimensões das pistas (M)Resistência do pavimento (PCN) e superfície das pistas e áreas de paragemCoordenadas da soleira
Coordenadas fim de pista
Ondulação do Geóide
Elevação da soleira e maior elevação da zona de toque de uma pista de aproximação de precisãoDeclive das pistas e áreas de paragem (SWY)
1234567
03NOT AVBL750x10MTOM ≤5700 KG
Faixa central de
10 M ASPH
THR
384224.70N 0081636.09W
THR 187 M
(614 FT)
NIL
21NOT AVBLTHR
384244.48N 0081622.48W
RWY END
384223.06N 0081637.21W
THR 197 M
(646 FT)
NIL
DesignaçõesDimensões SWY (M)Dimensões CWY (M)Dimensões das faixas (M)RESA (M)OFZObservações
18910111213
03NILNIL850x60NILNILNIL
21Elevação Fim Pista 187M

LPMN AD 2.13   Distâncias declaradas

Designador da pistaTORA (M)TODA (M)ASDA (M)LDA (M)Observações
123456
03750750750693Soleira pista 03 permanentemente
deslocada em 57 M
21693750750750NIL

LPMN AD 2.17   Espaço aéreo dos serviços de tráfego aéreo

1Designação do espaço aéreo e coordenadas geográficas dos limites lateraisNIL
2Limites verticaisNIL
3Classificação do espaço aéreoG
4Indicativo de chamada ATS / Língua(s)NIL
5Altitude de transição4000 FT
6Horário de aplicabilidadeNIL
7ObservaçõesNIL

LPMN AD 2.18  Instalações de comunicação dos serviços de tráfego aéreo

Designação do serviçoIndicativo de chamadaCanaisPeríodo de funcionamentoObservações
12345
Estação
Aeronáutica
AMENDOEIRA RÁDIO130.855 MHZHOCobertura: 15NM Tipo de emissão: A3E

LPMN AD 2.22   Procedimentos de voo

Arranque e corte de motor

As aeronaves a sair do aeródromo devem fazer o arranque e aquecimento do motor no caminho de circulação, junto ao ponto de espera da pista.

As aeronaves a chegar ao aeródromo devem fazer o corte de motor, entre o ponto de espera e as baias de proteção da zona de montagem de planadores, junto ao hangar.

Todos os movimentos na zona de montagem dos planadores, em frente ao hangar, são obrigatoriamente realizados com o motor desligado.

Procedimentos de chegada

O tráfego, com origem do quadrante este, deverá descer para altitude de circuito de tráfego de 1600 FT e entrar no vento de cauda da pista em uso.

O tráfego, com origem do quadrante oeste, deverá cruzar a pista à vertical do aeródromo mantendo 2100 FT, descendo para altitude de circuito de tráfego de1600 FT e entrar no vento de cauda da pista em uso.

Todo o tráfego em aproximação deverá procurar por atividade de planadores ou paraquedismo antes de cruzar à vertical do campo ou entrar no circuito de tráfego.

Altitude de chegada: 2100 FT AMSL

Altitude de circuito de tráfego: 1600 FT AMSL

RWY 03 Circuito de tráfego da direita para todas as aeronaves motorizadas.

RWY 21 Circuito de tráfego da esquerda para todas as aeronaves motorizadas.

Procedimentos de saída

RWY 03 Rotas para o quadrante sul: todo o tráfego, após descolagem, deverá prosseguir para perna direita de vento cruzado.

RWY 21 Rotas para o quadrante norte: todo o tráfego, após descolagem, deverá prosseguir para perna esquerda de vento cruzado.

Todo o tráfego deverá manter a altitude de 1600 FT até 5 NM em afastamento do aeródromo.

Comunicações

Ver ENR-1.2 Regras de Voo Visual (VFR) - Comunicações.

LPMN AD 2.23   Informações complementares

Perigo de colisão com aves


A WSW do AD, à distância de 1000 M, zona de nidificação de aves. Evitar o sobrevoo.

Atividades potencialmente perigosas:

Aeródromo com atividade principal ligada aos desportos aeronáuticos, em particular voos de planadores e motoplanadores.

Por razões de segurança, recomenda-se que os pilotos utilizem a FREQ Amendoeira Rádio 130.855 MHZ, quando na proximidade do AD para transmitir as suas intenções.

Ver ENR-5.5 Desportos aeronáuticos e atividades recreativas.

LPMN AD 2.24   Cartas aeronáuticas relativas a um aeródromo

NomePágina
Carta de Aeródromo
Carta de Aproximação Visual