Nota: As seguintes secções são intencionalmente deixadas em branco: AD-2.5, AD-2.7, AD-2.11, AD-2.14, AD-2.15, AD-2.16, AD-2.18, AD-2.19, AD-2.20 e AD-2.21.
LPMN — AMENDOEIRA - MONTEMOR-O-NOVO
1 | Ponto de referência do aeródromo (ARP) e localização | LAT: 384233N LONG: 0081631W |
2 | Direção e distância do ponto de referência do aeródromo (ARP) ao centro da localidade que o aeródromo serve | 8 KM NNW de Montemor-o-Novo |
3 | Elevação do aeródromo e temperatura de referência | 194 M (636 FT) / 30°C |
4 | Ondulação do geóide na posição de elevação do aeródromo | NOT AVBL |
5 | Declinação magnética (data) / variação anual | 02° W (2020) / 0.17° decrescente |
6 | Operador do aeródromo, endereço, telefone, fax, endereço de correio eletrónico e AFS | Câmara Municipal de Montemor-o-Novo
Largo Paços do Concelho
7050-127 MONTEMOR-O-NOVO Tel/Fax: +351 266 898 100 Email: [email protected] Diretor do AD Tel: +351 964 810 487 Email: [email protected] Director Adjunto Tel: +351 932 749 828 Email: [email protected] |
7 | Tipos de tráfego autorizado (IFR/VFR) | VFR |
8 | Observações | MTOM ≤ 2000 KG Operação com ultraleves |
1 | Operador do aeródromo | HJ - apenas em dias de operação de planadores |
2 | Alfândega e imigração | NIL |
3 | Saúde e saneamento | NIL |
4 | Gabinete de informação AIS | NIL |
5 | Gabinete de reporte ATS (ARO) | NIL |
6 | Gabinete de informação MET | NIL |
7 | ATS | NIL |
8 | Abastecimento | NIL |
9 | Assistência | NIL |
10 | Segurança | NIL |
11 | Remoção de gelo | NIL |
12 | Observações | Para aeronaves não baseadas no AD, PPR ao Diretor do AD ou seu substituto para autorização e coordenação. |
1 | Instalações para transporte de carga | NIL |
2 | Tipos de combustível e óleo | NIL |
3 | Instalações de abastecimento e respectiva capacidade | NIL |
4 | Instalações de remoção de gelo | NIL |
5 | Espaço de hangar para aeronaves visitantes | 400 M2; Porta 18 Mx3.5 M CVL- Centro de Voo Livre |
6 | Instalações para reparação de aeronaves visitantes | NIL |
7 | Observações | NIL |
1 | Categoria do aeródromo no combate a incêndios | CAT 1 de SLCI - Serviço de Equipamentos de Apoio (SEA) |
2 | Equipamento de salvamento | NIL |
3 | Capacidade de remoção de aeronave fora de serviço | NIL |
4 | Observações | NIL |
1 | Placas de estacionamento | Designação | Superfície | Resistência | |
NIL | NIL | NIL | |||
2 | Caminhos de circulação | Designação | Largura | Superfície | Resistência |
NIL | 5 M | ASPH | NIL | ||
3 | Pontos de verificação dos altímetros | Localização | Elevação | ||
NIL | NIL | ||||
4 | Localização dos pontos de verificação do VOR | NIL | |||
5 | Posição dos pontos de verificação do INS | NIL | |||
6 | Observações | Dimensões da placa de estacionamento 98 Mx5 M |
1 | Utilização de sinais de identificação das posições de estacionamento de aeronaves, linhas de orientação dos caminhos de circulação e sistema de guiamento de estacionamento visual nas posições de estacionamento de aeronaves | NIL |
2 | Marcações e luzes da pista e dos caminhos de circulação | Marcas da pista e designação das pistas |
3 | Barras de stop | NIL |
4 | Observações | NIL |
Designação | Tipo | Posição | Elevação Altura | Marcas e Luzes | Observações |
---|---|---|---|---|---|
a | b | c | d | e | f |
NIL | Outro | 384224.63N 0081645.87W - 384218.64N 0081631.26W - 384218.41N 0081631.41W - 384224.81N 0081647.03W | 188 M (616 FT) NOT AVBL | NIL | Tráfego rodoviário EN 114 - DIST 100 M da THR 03, aproximação RWY 03 e descolagem RWY21 |
NIL | Árvores | NOT AVBL | 10 M NOT AVBL | NIL | No rumo da pista DIST 300 M da THR 21, descolagem RWY 03 |
NIL | Vedação | NOT AVBL | NOT AVBL 1.4 M | Branca | Vedação de proteção à pista, 29M do eixo central numa extensão de 60M. |
Designações | Azimute verdadeiro | Dimensões das pistas (M) | Resistência do pavimento (PCN) e superfície das pistas e áreas de paragem | Coordenadas da soleira Coordenadas fim de pista Ondulação do Geóide | Elevação da soleira e maior elevação da zona de toque de uma pista de aproximação de precisão | Declive das pistas e áreas de paragem (SWY) |
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1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |
03 | NOT AVBL | 750x10 | MTOM ≤5700 KG Faixa central de 10 M ASPH | THR 384224.70N 0081636.09W | THR 187 M (614 FT) | NIL |
21 | NOT AVBL | THR 384244.48N 0081622.48W RWY END 384223.06N 0081637.21W | THR 197 M (646 FT) | NIL |
Designações | Dimensões SWY (M) | Dimensões CWY (M) | Dimensões das faixas (M) | RESA (M) | OFZ | Observações |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |
03 | NIL | NIL | 850x60 | NIL | NIL | NIL |
21 | Elevação Fim Pista 187M |
Designador da pista | TORA (M) | TODA (M) | ASDA (M) | LDA (M) | Observações |
---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
03 | 750 | 750 | 750 | 693 | Soleira pista 03 permanentemente deslocada em 57 M |
21 | 693 | 750 | 750 | 750 | NIL |
1 | Designação do espaço aéreo e coordenadas geográficas dos limites laterais | NIL |
2 | Limites verticais | NIL |
3 | Classificação do espaço aéreo | G |
4 | Indicativo de chamada ATS / Língua(s) | NIL |
5 | Altitude de transição | 4000 FT |
6 | Horário de aplicabilidade | NIL |
7 | Observações | NIL |
Designação do serviço | Indicativo de chamada | Canais | Período de funcionamento | Observações |
---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
Estação Aeronáutica | AMENDOEIRA RÁDIO | 130.855 MHZ | HO | Cobertura: 15NM Tipo de emissão: A3E |
Arranque e corte de motor
As aeronaves a sair do aeródromo devem fazer o arranque e aquecimento do motor no caminho de circulação, junto ao ponto de espera da pista.
As aeronaves a chegar ao aeródromo devem fazer o corte de motor, entre o ponto de espera e as baias de proteção da zona de montagem de planadores, junto ao hangar.
Todos os movimentos na zona de montagem dos planadores, em frente ao hangar, são obrigatoriamente realizados com o motor desligado.
Procedimentos de chegada
O tráfego, com origem do quadrante este, deverá descer para altitude de circuito de tráfego de 1600 FT e entrar no vento de cauda da pista em uso.
O tráfego, com origem do quadrante oeste, deverá cruzar a pista à vertical do aeródromo mantendo 2100 FT, descendo para altitude de circuito de tráfego de1600 FT e entrar no vento de cauda da pista em uso.
Todo o tráfego em aproximação deverá procurar por atividade de planadores ou paraquedismo antes de cruzar à vertical do campo ou entrar no circuito de tráfego.
Altitude de chegada: 2100 FT AMSL
Altitude de circuito de tráfego: 1600 FT AMSL
RWY 03 Circuito de tráfego da direita para todas as aeronaves motorizadas.
RWY 21
Circuito de tráfego da esquerda para todas as aeronaves motorizadas.
Procedimentos de saída
RWY 03 Rotas para o quadrante sul: todo o tráfego, após descolagem, deverá prosseguir para perna direita de vento cruzado.
RWY 21 Rotas para o quadrante norte: todo o tráfego, após descolagem, deverá prosseguir para perna esquerda de vento cruzado.
Todo o tráfego deverá manter a altitude de 1600 FT até 5 NM em afastamento do aeródromo.
Comunicações
Ver ENR-1.2 Regras de Voo Visual (VFR) - Comunicações.
Perigo de colisão com aves
A WSW do AD, à distância de 1000 M, zona de nidificação de aves. Evitar o sobrevoo.
Atividades potencialmente perigosas:
Aeródromo com atividade principal ligada aos desportos aeronáuticos, em particular voos de planadores e motoplanadores.
Por razões de segurança, recomenda-se que os pilotos utilizem a FREQ Amendoeira Rádio 130.855 MHZ, quando na proximidade do AD para transmitir as suas intenções.
Ver ENR-5.5 Desportos aeronáuticos e atividades recreativas.
Nome | Página |
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Carta de Aeródromo | |
Carta de Aproximação Visual | |