ENR 3.5  OUTRAS ROTAS

1.   Rotas VFR na TMA de Lisboa

Devido à complexidade de tráfego nas áreas circundantes ao Aeroporto de Lisboa e ao Aeródromo de Cascais e ao aumento de tráfego VFR é da maior importância o ajuste do tráfego VFR dentro da CTR e TMA de Lisboa.
Para a prestação do serviço FIS, o tráfego VFR a operar nos túneis deve observar as seguintes regras obrigatórias:
  • Submeter um FPL ou AFIL;
  • Aos pilotos é pedido o preenchimento do Plano de Voo de acordo com as seguintes regras no espaço APP/TMA de Lisboa: o tráfego VFR deve prosseguir segundo os túneis VFR publicados, monitorizar Lisboa APP (119.105 MHZ) quando entrar no túnel e contatar Cascais TWR (120.305 MHZ) quando sair do túnel no Bugio ou Lisboa Informação (123.755 MHZ) quando sair do túnel no Carvalhal ou na Barragem da Venda Nova.
  • Estar equipado e manter operacional Transponder SSR com modo C;
  • Ter o altímetro aferido ao QNH de Lisboa.
Para mais informação relativa a esta secção, ver carta ENR 6.3-1
Designador da Rota
[Informação sobre o uso das rotas]
 Nome do Ponto SignificativoCoordenadas do Ponto Significativo Observações
Rumo
MAG
DIST
(NM)
(COP)
Limite superior
Limite inferior
Altitude mínima de vooLimites
laterais
(NM)
Série de FLUnidade de controlo
{Classe de espaço aéreo}
Observações

Túnel Sul - TS (sentido sul)

Cabo Espichel38 25 27N 009 11 08W  
  
188
5
1500 FT
1500 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105 MHZ

Lagoa de Albufeira38 30 46N 009 10 23W  
  
166
4
1000 FT
1000 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105 MHZ

Fonte da Telha38 34 19N 009 11 39W  
  
 —
154
6
1000 FT
1000 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105 MHZ

Cova do Vapor38 39 54N 009 15 21W  
Designador da Rota
[Informação sobre o uso das rotas]
 Nome do Ponto SignificativoCoordenadas do Ponto Significativo Observações
Rumo
MAG
DIST
(NM)
(COP)
Limite superior
Limite inferior
Altitude mínima de vooLimites
laterais
(NM)
Série de FLUnidade de controlo
{Classe de espaço aéreo}
Observações

Túnel Sul - TN (sentido norte)

Cabo Espichel38 25 27N 009 11 08W  
  
008
 —
5
2000 FT
2000 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105 MHZ

Lagoa de Albufeira38 30 46N 009 10 23W  
  
346
 —
4
1500 FT
1500 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105 MHZ

Fonte da Telha38 34 19N 009 11 39W  
  
319
 —
7
1500 FT
1500 FT

3  

ATP Farol do Bugio CTC Cascais TWR FREQ 120.305 MHZ

Farol do Bugio 38 39 37N 009 17 56W  
Designador da Rota
[Informação sobre o uso das rotas]
 Nome do Ponto SignificativoCoordenadas do Ponto Significativo Observações
Rumo
MAG
DIST
(NM)
(COP)
Limite superior
Limite inferior
Altitude mínima de vooLimites
laterais
(NM)
Série de FLUnidade de controlo
{Classe de espaço aéreo}
Observações

Túnel Este - TE (sentido este)

Barragem da Venda Nova38 31 00N 008 33 21W  
  
 —
092
7
1500 FT
1500 FT

3  

ATP Barragem da Venda Nova CTC Lisboa Informação FREQ 123.755 MHZ

Zambujal/Pinheiro (linha férrea)38 30 58N  008 42 01W  
  
 —
091
9
1500 FT
1500 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105 MHZ

Porto de Setúbal38 30 54N 008 53 32W  
  
 —
091
4
1500 FT
1500 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105 MHZ

Cruzamento das estradas N10 e N101738 30 52N 008 58 14W  
  
 —
091
10
1500 FT
1500 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105MHZ

Lagoa de Albufeira38 30 46N 009 10 23W  
  
 —
166
4
1000 FT
1000 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105 MHZ

Fonte da Telha38 34 19N 009 11 39W  
  
 —
154
6
1000 FT
1000 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105 MHZ

Cova do Vapor38 39 54N 009 15 21W  
Designador da Rota
[Informação sobre o uso das rotas]
 Nome do Ponto SignificativoCoordenadas do Ponto Significativo Observações
Rumo
MAG
DIST
(NM)
(COP)
Limite superior
Limite inferior
Altitude mínima de vooLimites
laterais
(NM)
Série de FLUnidade de controlo
{Classe de espaço aéreo}
Observações

Túnel Oeste- TW (sentido oeste)

Barragem da Venda Nova38 31 00N 008 33 21W  
  
272
 —
7
2000 FT
2000 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105 MHZ

Zambujal/Pinheiro (linha férrea)38 30 58N  008 42 01W  
  
271
 —
9
2000 FT
2000 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105 MHZ

Porto de Setúbal38 30 54N 008 53 32W  
  
271
 —
4
2000 FT
2000 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105 MHZ

Cruzamento das estradas N10 e N101738 30 52N 008 58 14W  
  
271
 —
10
2000 FT
2000 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105 MHZ

Lagoa de Albufeira38 30 46N 009 10 23W  
  
346
 —
4
1500 FT
1500FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105 MHZ

Fonte da Telha38 34 19N 009 11 39W  
  
319
 —
7
1500 FT
1500 FT

3  

ATP Farol do Bugio CTC Cascais TWR FREQ 120.305 MHZ

Farol do Bugio38 39 37N 009 17 56W  
Designador da Rota
[Informação sobre o uso das rotas]
 Nome do Ponto SignificativoCoordenadas do Ponto Significativo Observações
Rumo
MAG
DIST
(NM)
(COP)
Limite superior
Limite inferior
Altitude mínima de vooLimites
laterais
(NM)
Série de FLUnidade de controlo
{Classe de espaço aéreo}
Observações

Túnel Sudeste - TSE (sentido sudeste)

Brejos da Carregueira - Carvalhal38 19 45N 008 45 36W  
  
 —
153
6
1500 FT
1500 FT

3  

ATP Carvalhal CTC Lisboa Informação FREQ 123.755 MHZ

Estuário do Rio Sado - Comporta38 25 07N 008 49 25W  
  
 —
153
7
1500 FT
1500 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105 MHZ

Porto deSetúbal38 30 54N 008 53 32W  
  
 —
091
4
1500 FT
1500 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105 MHZ

Cruzamento das estradas N10 e N101738 30 52N 008 58 14W  
  
 —
091
10
1500 FT
1500 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105 MHZ

Lagoa de Albufeira38 30 46N 009 10 23W  
  
 —
166
4
1000 FT
1000 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105MHZ

Fonte da Telha38 34 19N 009 11 39W  
  
 —
154
6
1000 FT
1000 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105 MHZ

Cova do Vapor38 39 54N 009 15 21W  
Designador da Rota
[Informação sobre o uso das rotas]
 Nome do Ponto SignificativoCoordenadas do Ponto Significativo Observações
Rumo
MAG
DIST
(NM)
(COP)
Limite superior
Limite inferior
Altitude mínima de vooLimites
laterais
(NM)
Série de FLUnidade de controlo
{Classe de espaço aéreo}
Observações

Tunel Noroeste TNW (sentido noroeste)

Brejos da Carregueira - Carvalhal38 19 45N 008 45 36W  
  
333
 —
6
2000 FT
2000 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105 MHZ

Estuário do Rio Sado - Comporta38 25 07N 008 49 25W  
  
333
 —
7
2000 FT
2000 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105 MHZ

Porto deSetúbal38 30 54N 008 53 32W  
  
271
 —
4
2000 FT
2000 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105 MHZ

Cruzamento das estradas N10 e N101738 30 52N 008 58 14W  
  
271
 —
10
2000 FT
2000 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105 MHZ

Lagoa de Albufeira38 30 46N 009 10 23W  
  
346
 —
4
1500 FT
1500 FT

3  

Monitorizar Lisboa APP FREQ 119.105 MHZ

Fonte da Telha38 34 19N 009 11 39W  
  
319
 —
7
1500 FT
1500 FT

3  

ATP Farol do Bugio CTC Cascais TWR FREQ 120.305 MHZ

Farol do Bugio 38 39 37N 009 17 56W  

2.   Rotas VFR na TMA do Porto

Devido à complexidade de tráfego no Aeroporto do Porto, na proximidade do Aeródromo de Vilar de Luz e ao aumento do tráfego VFR é da maior importância o ajuste do fluxo do tráfego VFR.
Decorrente desse fato foram criados túneis de dois sentidos, designados respetivamente por:
  • Túnel Esposende (visual REP: Zende-Belos),
  • Túnel Barcelos (visual REP: Belos-Famal),
  • Túnel Rates (visual REP: Zende-Gondi-Famal),
  • Túnel Crestuma (visual REP: Famal-Alfen-Crest), e
  • Túnel Barca (visual REP: Alfen-Jumbo-Botik).
A prestação do Serviço FIS deverá estar subordinada ao cumprimento compulsório das regras e procedimentos de operação VFR, abaixo descritos:
  • Túnel Esposende, Túnel Barcelos e Túnel Crestuma, deverão:
    • Submeter um FPL ou AFIL;
    • Reportar a entrada e saída dos Túneis e manter monitorização contínua da frequência de Aproximação do Porto;
    • Estar equipada com um transponder SSR Modo C, operacional;
    • Ter o altímetro aferido ao QNH do Porto.
  • Túnel de Rates:
    • Obter autorização prévia do ATC do Porto para prosseguir na rota;
    • Cumprir com as regras anteriores.
  • Túnel Barca (Emergência):
    • Este Túnel só se encontra disponível para aeronaves em situação de falha de comunicações e impossibilitadas de divergir para outro aeródromo.
  • Pontos de Reporte (REP) ZENDE, BELOS, FAMAL, ALFEN, e CREST são compulsórios para voos VFR que entrem ou sobrevoem a CTR do Porto.
Para mais informações ver carta ENR 6.3-3
Designador da Rota
[Informação sobre o uso das rotas]
 Nome do Ponto SignificativoCoordenadas do Ponto Significativo Observações
Rumo
MAG
DIST
(NM)
(COP)
Limite superior
Limite inferior
Altitude mínima de vooLimites
laterais
(NM)
Série de FLUnidade de controlo
{Classe de espaço aéreo}
Observações

Túnel Esposende

BELOS - Ponte de Barcelos 41 31 40N 008 36 31W  
  
277
097
8
2000 FT
2000 FT

3   
ZENDE - Foz do rio Cávado41 32 26N 008 47 32W  
Designador da Rota
[Informação sobre o uso das rotas]
 Nome do Ponto SignificativoCoordenadas do Ponto Significativo Observações
Rumo
MAG
DIST
(NM)
(COP)
Limite superior
Limite inferior
Altitude mínima de vooLimites
laterais
(NM)
Série de FLUnidade de controlo
{Classe de espaço aéreo}
Observações

Túnel Rates

FAMAL - A3/A7 Cruzamento de autoestrada41 22 54N 008 30 02W  
  
308
128
5
1900 FT
1900 FT

3  

PPR do Porto ATC

GONDI - Gondifelos41 25 42N 008 35 09W  
  
308
128
11
1400 FT
1400 FT

3   
ZENDE - Foz do Rio Cávado41 32 26N 008 47 32W  
Designador da Rota
[Informação sobre o uso das rotas]
 Nome do Ponto SignificativoCoordenadas do Ponto Significativo Observações
Rumo
MAG
DIST
(NM)
(COP)
Limite superior
Limite inferior
Altitude mínima de vooLimites
laterais
(NM)
Série de FLUnidade de controlo
{Classe de espaço aéreo}
Observações

Túnel Barcelos

FAMAL - A3/A7 Cruzamento de autoestrada41 22 54N 008 30 02W  
  
333
153
10
2000 FT
2000 FT

3   
BELOS - Ponte de Barcelos41 31 40N 008 36 31W  
Designador da Rota
[Informação sobre o uso das rotas]
 Nome do Ponto SignificativoCoordenadas do Ponto Significativo Observações
Rumo
MAG
DIST
(NM)
(COP)
Limite superior
Limite inferior
Altitude mínima de vooLimites
laterais
(NM)
Série de FLUnidade de controlo
{Classe de espaço aéreo}
Observações

Túnel Crestuma

CREST - Barragem de Crestuma 41 04 23N 008 29 13W  
  
360
180
10
2000 FT
2000 FT

3   
ALFEN - IC 24 Cruzamento de estrada41 14 25N 008 29 43W  
  
360
180
8
2000 FT
2000 FT

3   
FAMAL - A3/A7 Cruzamento de autoestrada41 22 54N 008 30 02W  
Designador da Rota
[Informação sobre o uso das rotas]
 Nome do Ponto SignificativoCoordenadas do Ponto Significativo Observações
Rumo
MAG
DIST
(NM)
(COP)
Limite superior
Limite inferior
Altitude mínima de vooLimites
laterais
(NM)
Série de FLUnidade de controlo
{Classe de espaço aéreo}
Observações

Túnel Barca

BOTIK - Rua da Botica 41 14 29N 008 39 54W  
  
272
092
2
1600 FT
1600 FT

3  

Falha de comunicação rádio,
ponto de espera visual para entrar no circuito de tráfego aguardando sinais de luz.

Jumbo - N14/IC24 Cruzamento de estrada41 14 28N 008 37 26W  
  
272
092
6
1600 FT
1600 FT

3   
ALFEN - IC 24 Cruzamento de estrada41 14 25N 008 29 43W  

Nota: Túneis - Estrutura de rota (corredor) para tráfego VFR, definida longitudinalmente por um eixo central com extensão lateral de 1.5 NM e limitada verticalmente pela altitude específica.

3.   Rotas VFR na TMA de Faro

Devido à complexidade do tráfego nas áreas circundantes ao Aeroporto de Faro e ao aumento de tráfego VFR na área da TMA de Faro e na proximidade da CTR de Faro, é da maior importância o ajuste do fluxo de tráfego VFR.
Decorrente deste fato, foram criados túneis de dois sentidos designados de ESTE e OESTE, definidos pelos pontos de referência visuais,“Vilamoura (Marina) - Almancil - São João da Venda - Pechão - Quelfes - Fuseta”.
Para efeitos da prestação do serviço FIS, o tráfego VFR a operar nos túneis ESTE e OESTE, estará subordinado ao cumprimento das seguintes regras obrigatórias:
  • Submeter um FPL ou AFIL;
  • Manter comunicações rádio bilaterais constantes;
  • Estar equipado e manter operacional Transponder SSR modo C;
  • Ter o altímetro aferido ao QNH de Faro.
Para mais informações ver carta ENR 6.3-5
Designador da Rota
[Informação sobre o uso das rotas]
 Nome do Ponto SignificativoCoordenadas do Ponto Significativo Observações
Rumo
MAG
DIST
(NM)
(COP)
Limite superior
Limite inferior
Altitude mínima de vooLimites
laterais
(NM)
Série de FLUnidade de controlo
{Classe de espaço aéreo}
Observações

Túnel Este-Oeste

Fuseta37 03 30N 007 44 50W  
  
275
095
4
2000FT

3  

Ponto de coordenação no sentido oeste, antes de entrar no Túnel

Quelfes37 03 45N 007 49 15W  
  
271
091
2
2000FT

3   
Pechão37 03 45N 007 51 49W  
  
282
102
6
2000FT

3   
São João da Venda37 04 45N 007 58 45W  
  
292
112
3
2000FT

3   
Almancil37 05 40N 008 01 50W  
  
257
077
5
2000FT

3  

Ponto de coordenação no sentido este, antes de entrar no Túnel

Vilamoura (marina)37 04 31N 008 07 20W  

Nota 1: Túneis - Estrutura de rota (corredor) para tráfego VFR, definida longitudinalmente por um eixo central com extensão lateral de 1.5 NM e limitada verticalmente pela altitude específica. Nota 2: Altitudes de voo superiores a 2000 FT podem, excecionalmente, ser aceites quando as condições de tráfego o permitirem sujeita à aprovação do ATC.