ENR 1.7  PROCEDIMENTOS DE AJUSTE DO ALTÍMETRO

1.   Introdução

Os procedimentos de acerto altimétrico estão de acordo com o DOC 8168-OPS/611 da ICAO.
As altitudes de transição, para cada aeródromo público, são fornecidas no Manual VFR parte AD.
Os relatos de QNH, informações de temperatura, para determinar a separação de terreno adequada, são fornecidas por difusão rádio MET, e estão disponíveis, a pedido, pelos serviços de Tráfego Aéreo. Os valores do QNH são fornecidos em hectopascais.

2.   Procedimentos básicos de ajuste do altímetro

Geral
Em nenhum aeródromo, a altitude de transição é inferior a 900 M (3000 FT).
A posição vertical de uma aeronave quando se encontra abaixo do nível de transição é expressa em termos de altitude. Ao nível da altitude de transição ou acima dela, a posição é expressa em níveis de voo. A posição vertical da aeronave, quando a altitude de transição é cruzada em descida é expressa em termos de altitude. Quando a altitude de transição é cruzada em subida a posição vertical da aeronave é expressa em níveis de voo.
O nível de voo zero está posicionado à pressão atmosférica de 1013.2 HPA (29.92 inHg). Os níveis de voo são separados por um intervalo de pressão correspondente a 500 FT (152.4 M) numa atmosfera padrão.
LocalizaçãoAltitude de Transição (FT)QNH
<942.2942.2
até
959.4
959.5
até
977.1
977.2
até
995.0
995.1
até
1013.2
1013.3
até
1031.6
1031.7
até
1050.3
>1050.3
Nível de Transição
S. Jorge AD50008580757065605550
Descolagem e subida
O acerto altimétrico do QNH deve ser disponibilizado à aeronave, previamente à descolagem.
O acerto altimétrico do QFE será fornecido a pedido da aeronave.
O posicionamento vertical durante a subida é expresso em termos de altitude até que seja atingida a altitude de transição em relação à qual o posicionamento vertical é expresso em termos de níveis de voo.
Separação vertical em rota
A separação vertical para um voo em rota deverá ser sempre expressa em níveis de voo.
Aproximação e aterragem
O acerto altimétrico do QNH é disponibilizado nas autorizações ATC de aproximação e de entrada no circuito do aeródromo.
Para os voos VFR, os valores de QFE são fornecidos a pedido e referenciados à elevação do aeródromo.
O nível de transição será disponibilizado nas autorizações de aproximação.
A posição vertical de uma aeronave, durante a aproximação, será definida em níveis de voo, até ser atingida a altitude de transição abaixo da qual será definida em altitudes.
Aproximação falhada
Os procedimentos descritos acima são também aplicáveis em situações de aproximação falhada.

3.   Regiões de ajuste do altímetro

NIL

4.   Procedimentos aplicáveis aos operadores (incluindo pilotos)

Os níveis de voo a efectivar no voo deverão ser especificados no Plano de Voo:
  • Em níveis de voo se o voo for realizado ao nível de altitude de transição ou acima, e
  • Em termos de altitude se o voo for realizado na proximidade de um aeródromo e à altitude ou abaixo dela.

5.   Tabela de níveis de cruzeiro

Quando a operar acima dos 900 M (3000 FT) sobre terreno ou água, os voos VFR deverão ser conduzidos num nível de voo apropriado de acordo com os rumos magnéticos especificados na tabela seguinte.
TABELA DE NÍVEIS DE CRUZEIRO
RUMO MAGNÉTICO
De 090° a 269° (Ímpares)De 270° a 089° (Pares)
IFRVFRIFRVFR
FLALTFLALTFLALTFLALT
MFTMFTMFTMFT
0
103001000206002000
309003000351050350040120040004513504500
5015005000551700550060185060006520006500
7021507000752300750080245080008526008500
90275090009529009500100305010000105320010500
110335011000115350011500120365012000125380012500
130395013000135410013500140425014000145440014500
150455015000155470015500160490016000165505016500
170520017000175535017500180550018000185565018500
190580019000195595019500200610020000