1. Introdução
Os procedimentos de acerto altimétrico estão de acordo com o DOC 8168-OPS/611 da ICAO.
As altitudes de transição, para cada aeródromo público, são fornecidas no Manual VFR parte AD.
Os relatos de QNH, informações de temperatura, para determinar a separação de terreno adequada, são fornecidas por difusão rádio MET, e estão disponíveis, a pedido, pelos serviços de Tráfego Aéreo. Os valores do QNH são fornecidos em hectopascais.
2. Procedimentos básicos de ajuste do altímetro
Geral
Em nenhum aeródromo, a altitude de transição é inferior a 900 M (3000 FT).
A posição vertical de uma aeronave quando se encontra abaixo do nível de transição é expressa em termos de altitude. Ao nível da altitude de transição ou acima dela, a posição é expressa em níveis de voo. A posição vertical da aeronave, quando a altitude de transição é cruzada em descida é expressa em termos de altitude. Quando a altitude de transição é cruzada em subida a posição vertical da aeronave é expressa em níveis de voo.
O nível de voo zero está posicionado à pressão atmosférica de 1013.2 HPA (29.92 inHg). Os níveis de voo são separados por um intervalo de pressão correspondente a 500 FT (152.4 M) numa atmosfera padrão.
Localização | Altitude de Transição (FT) | QNH |
---|
<942.2 | 942.2 até 959.4 | 959.5 até 977.1 | 977.2 até 995.0 | 995.1 até 1013.2 | 1013.3 até 1031.6 | 1031.7 até 1050.3 | >1050.3 |
---|
Nível de Transição |
---|
S. Jorge AD | 5000 | 85 | 80 | 75 | 70 | 65 | 60 | 55 | 50 |
Descolagem e subida
O acerto altimétrico do QNH deve ser disponibilizado à aeronave, previamente à descolagem.
O acerto altimétrico do QFE será fornecido a pedido da aeronave.
O posicionamento vertical durante a subida é expresso em termos de altitude até que seja atingida a altitude de transição em relação à qual o posicionamento vertical é expresso em termos de níveis de voo.
Separação vertical em rota
A separação vertical para um voo em rota deverá ser sempre expressa em níveis de voo.
Aproximação e aterragem
O acerto altimétrico do QNH é disponibilizado nas autorizações ATC de aproximação e de entrada no circuito do aeródromo.
Para os voos VFR, os valores de QFE são fornecidos a pedido e referenciados à elevação do aeródromo.
O nível de transição será disponibilizado nas autorizações de aproximação.
A posição vertical de uma aeronave, durante a aproximação, será definida em níveis de voo, até ser atingida a altitude de transição abaixo da qual será definida em altitudes.
Aproximação falhada
Os procedimentos descritos acima são também aplicáveis em situações de aproximação falhada.