ENR 1.10  PLANEAMENTO DE VOO

1.   Procedimentos para a submissão de um plano de voo

Todas as aeronaves que pretendam efectuar um voo VFR dentro do espaço aéreo controlado das FIR de Lisboa e Santa Maria, devem submeter um plano de voo.
No caso de um plano de voo com diversas pernas (com diversas paragens intermédias), deverá ser submetido um plano de voo para cada perna.
Antes da partida, o plano de voo e as mensagens ATS associadas, devem ser submetidosdeve ser submetido via sistema online “FPL e Briefing” (https://fplbriefing.nav.pt),. Alternativamente, os operadores podem contactar o ARO Portugal por email ou telefone (GEN 3.1). por telefone ou e-mail a qualquer dos ARO (ATS Reporting Office) (ver AIP PORTUGAL LPPT, LPPR, LPFR, LPMA ou LPPD AD 2.3).
As mensagens enviadas por e-mail para qualquer unidade o ARO de Portugal, as unidades ARO LPPT, LPPR, LPFR, LPMA ou LPPD, apenas serão consideradas como submetidas e validadas após receção de e-mail de confirmação.

Durante o encerramento dos ARO de Porto Faro, Madeira e Ponta Delgada, os FPL e mensagens associadas devem ser submetidos ao ARO de Lisboa.

Na FIR de Lisboa, uma aeronave em voo pode transmitir o plano de voo (AFIL) utilizando a FREQ 127.905 MHZ.
Prazo de submissão
O Plano de Voo deve ser submetido com a antecedência mínima de 30 minutos antes da partida.
Instruções para preenchimento de um plano de voo
Para informação relativa ao preenchimento de um plano de voo, ver AIP Portugal ENR 1.10

2.   Sistema de plano de voo repetitivo

NIL

3.   Alterações ao plano de voo submetido

Mensagem de cancelamento (CNL)
Sempre que um plano de voo tenha sido submetido e o voo não se realize, esse facto deve ser notificado através de uma mensagem de cancelamento
O plano de voo também deve ser cancelado, com submissão de um novo plano de voo, sempre que os seguintes itens forem modificados:
  • Identificação da aeronave
  • Aeródromo de partida
  • Aeródromo de destino
  • Hora estimada de partida EOBT (se for antecipado)
  • Data estimada para o voo
Mensagem de alteração (CHG)
As alterações a qualquer um dos item de um plano de voo submetido devem ser notificadas através de uma mensagem de alteração com exceção de:
  • Identificação da aeronave
  • Aeródromo de partida
  • Aeródromo de destino
  • Hora estimada de partida EOBT (se for antecipado)
  • Data estimada para o voo
Mensagem de atraso (DLA)
Um atraso superior de 30 minutos ao EOBT deve ser notificado através de uma mensagem de atraso. Findo este prazo, o plano de voo será cancelado e um novo plano de voo terá de ser submetido.
Mensagem de partida (DEP)
Estas mensagens serão sempre enviadas logo após a sua descolagem, pelo Serviço de Dados de Voo.
Mensagem de chegada (ARR)
Assim que o voo termine e caso não exista unidade ATS no aeródromo de chegada, o piloto terá, obrigatoriamente, de notificar a sua chegada, o mais rapidamente possível, via rádio para a última unidade ATS contactada, via FPL e Briefing (https://fplbriefing.nav.pt), ou por email ou telefone ao ARO Portugal (ver GEN 3.1). ao ARO onde submeteu o Plano de Voo, ou ao órgão ATS associado ao aeródromo de destino.
O órgão ATS será responsável pelo envio da mensagem de chegada tendo como objectivo o encerramento do voo.
Figure 1.  Apêndice 1 - PLANO DE VOO