Todas as aeronaves que pretendam efectuar um voo VFR dentro do espaço aéreo controlado das FIR de Lisboa e Santa Maria, devem submeter um plano de voo.
No caso de um plano de voo com diversas pernas (com diversas paragens intermédias), deverá ser submetido um plano de voo para cada perna.
Antes da partida, o plano de voo e as mensagens ATS associadas, devem ser submetidosdeve ser submetido via sistema online “FPL e Briefing” (https://fplbriefing.nav.pt),.
Alternativamente, os operadores podem contactar o ARO Portugal por email ou telefone (GEN 3.1). por telefone ou e-mail a qualquer dos ARO (ATS Reporting Office) (ver AIP PORTUGAL LPPT, LPPR, LPFR, LPMA ou LPPD AD 2.3).
As mensagens enviadas por e-mail para qualquer unidade o ARO de Portugal, as unidades ARO LPPT, LPPR, LPFR, LPMA ou LPPD, apenas serão consideradas como submetidas e validadas após receção de e-mail de confirmação.
Durante o encerramento dos ARO de Porto Faro, Madeira e Ponta Delgada, os FPL e mensagens associadas devem ser submetidos ao ARO de Lisboa.
Na FIR de Lisboa, uma aeronave em voo pode transmitir o plano de voo (AFIL) utilizando a FREQ 127.905 MHZ.