LPSA — SALEMAS (HLP)
Nota: As seguintes secções são intencionalmente deixadas em branco: AD-3.6, AD-3.7, AD-3.11, AD-3.13, AD-3.16, AD-3.18, AD-3.19, AD-3.20 e AD-3.21.
LPSA AD 3.1 Nome e indicador de lugar do heliporto
LPSA — SALEMAS (HLP)
LPSA AD 3.2 Dados geográficos e administrativos do heliporto
1 | Ponto de referência do heliporto e localização | LAT: 385230N
LONG: 0091142W |
2 | Direção e distância do ponto de referência do heliporto (ARP) ao centro da localidade que o heliporto serve | NOT AVBL |
3 | Elevação do heliporto e temperatura de referência | 300 M (984 FT) / 24°C |
4 | Ondulação do geóide na posição de elevação do heliporto | NOT AVBL |
5 | Declinação magnética (data) / variação anual | 03° W (2013) / 0.13° decrescente |
6 | Operador do heliporto, endereço, telefone, fax, endereço de correio eletrónico e AFS | Helisul, Lda.
Heliporto de Salemas
Lugar de Salemas
2670-769 LOUSÃ
Tel: +351 937 322 863
Diretor HLP:
Adolfo Abascal
Tel: +351 937 322 863
Email: [email protected]
Diretor Adjunto:
Luis Tavares
Tel:
Email: [email protected] |
7 | Tipos de tráfego autorizado (IFR/VFR) | VFR |
8 | Observações | NIL |
LPSA AD 3.3 Horas de funcionamento
1 | Operador do Heliporto | H24
|
2 | Segurança | H24 |
3 | Observações | PPR ao Director do heliporto |
LPSA AD 3.4 Serviços e instalações de assistência
1 | Instalações para transporte de carga | NIL |
2 | Tipos de combustível e óleo | JET A1 Turbina
Mobil 254; Aeroshell 555; BP 2380; Hydraulic Fluid 41
Grease: Mobil 28; Aeroshell 7, 22, 33 |
3 | Instalações de abastecimento erespetiva capacidade | NIL |
4 | Instalações de remoção de gelo | NIL |
5 | Espaço de hangar para helicópteros estrangeiros | 1 - 54 Mx18 M porta 18 Mx5.4 M
2 - 20 Mx15 M porta 10 Mx4.5 M |
6 | Instalações para reparação de helicópteros estrangeiros | NIL |
7 | Observações | NIL |
LPSA AD 3.5 Instalações de passageiros
1 | Hotéis no heliporto ou imediações | Em Lisboa e Loures |
2 | Restaurantes no heliporto ou imediações | Em Montachique, Lisboa e Loures |
3 | Possibilidades de transporte | Táxi |
4 | Instalações médicas | NOT AVBL |
5 | Agência bancária e posto dos correios no heliporto ou imediações | Em Loures |
6 | Posto de turismo | NOT AVBL |
7 | Observações | NIL |
LPSA AD 3.8 Placas de estacionamento, caminhos de circulação e dados de
localização/posições de verificação
1 | Placas de estacionamento e das posições de estacionamento de helicópteros | Designação | Superfície | Resistência |
NIL | Betão | NIL |
2 | Caminhos de circulação no solo para helicópteros | Designação | Largura | Superfície |
NIL | 26 Mx5 M | Betão |
3 | Caminhos de circulação e rotas de trânsito no ar para helicópteros | Designação | Largura |
NIL | NIL |
4 | Pontos de verificação dos altímetros | Localização | Elevação |
NIL | NIL |
5 | Localização dos pontos de verificação do VOR | NIL |
6 | Posição dos pontos de verificação do INS | NIL |
7 | Observações | Plataforma de estacionamento 38 Mx82 M |
LPSA AD 3.9 Marcações e marcadores
1 | Marcações de aproximação final e descolagem | NIL |
2 | Marcações de caminhos de circulação, marcadores de caminhos de circulação no ar e marcadores de rotas de trânsito aéreo | NIL |
3 | Observações | Letra H
Marcas de limite TLOF e FATO Sinal de identificação |
LPSA AD 3.10 Obstáculos do heliporto
Designação | Tipo | Posição | Elevação Altura | Marcas e luzes | Observações |
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a | b | c | d | e | f |
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NIL | Gerador Eólico | NOT AVBL | 384 M
NOT AVBL | Iluminado | DIST 1 NM
Rumo verdadeiro 300° |
NIL | Gerador Eólico | NOT AVBL | 417 M
NOT AVBL | Iluminado | DIST 1.3 NM
Rumo verdadeiro 330° |
LPSA AD 3.12 Dados do heliporto
Tipo | Dimensões área de toque e descolagem (TLOF) | Azimutes verdadeiros (FATO) | Dimensões da FATO e tipo de superfície | Superfície e capacidade de resistência da TLOF | Coordenadas geográficas e ondulação geóide do TLOF e soleira FATO |
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1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
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Superfície | 15 Mx15 M | Direção de descolagem:
135°/ 315° (GEO) 138°/ 318° (MAG) | 35 Mx45 M
Relva | Asfalto
NOT AVBL | 385230N 0091142W
NOT AVBL |
Declive e elevação da TLOF e/ou FATO | Dimensõesda área de segurança | Dimensõesda área livre de obstáculos | Setor livre de obstáculos(OFZ) | Observações |
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7 | 8 | 9 | 13 | 14 |
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300 M
(984 FT) | NOT AVBL | NIL | NIL | NIL |
LPSA AD 3.14 Luzes de aproximação e de FATO
1 | Tipo, comprimento e intensidade do sistema de iluminação de aproximação | Luzes de aproximação (heliporto 32 e 14) |
2 | Tipo de sistema do indicador de ladeira de aproximação visual | NIL |
3 | Características e localização das luzes de área FATO | Luzes laterais omnidirecionais (brancas) |
4 | Características e localização das luzes do ponto de referência para aterragem | NIL |
5 | Características e localização do sistema de iluminação TLOF | Luzes laterais omnidirecionais (amarelas) |
6 | Observações | NIL |
LPSA AD 3.15 Outras fontes de iluminação e de alimentação secundária
1 | Localização, características e horas de funcionamento do farol do heliporto | Relâmpagos brancos |
2 | Localização e iluminação do indicador de direcção do vento (WDI) | WDI iluminado |
3 | Luzes da berma e da linha central dos caminhos de circulação | Luzes do caminho de circulação omnidirecionais (azuis) |
4 | Alimentação secundária incluindo tempo de comutação para fonte de alimentação secundária | NIL |
5 | Observações | Luzes da placa de estacionamento omnidirecionais (azuis) |
LPSA AD 3.17 Instalações de comunicação dos serviços de tráfego aéreo
Designação do Serviço | Indicativo de Chamada | Frequência | Período de funcionamento | Observações |
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1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
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Estação
Aeronáutica | SALEMAS RADIO | 122.380 MHZ | HO | NIL |
LPSA AD 3.22 Informação complementar
Apenas para helicópteros equipados com comunicações rádio bilaterais e transponder.
LPSA AD 3.23 Cartas aeronáuticas relativas a um heliporto
Nome | Página |
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Carta de Aproximação Visual | |
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