Nota: As seguintes secções são intencionalmente deixadas em branco: AD-3.4, AD-3.7, AD-3.8, AD-3.10, AD-3.11, AD-3.13, AD-3.16, AD-3.17, AD-3.18, AD-3.19, AD-3.20 e AD-3.22.
LPDA — MASSARELOS (HLP)
1 | Ponto de referência do heliporto e localização | LAT: 410848N LONG: 0083757W |
2 | Direção e distância do ponto de referência do heliporto (ARP) ao centro da localidade que o heliporto serve | NOT AVBL |
3 | Elevação do heliporto e temperatura de referência | 4 M (13 FT) / NOT AVBL |
4 | Ondulação do geóide na posição de elevação do heliporto | NOT AVBL |
5 | Declinação magnética (data) / variação anual | 03° W (2013) / 0.13° decrescente |
6 | Operador do heliporto, endereço, telefone, fax, endereço de correio eletrónico e AFS | Helitours Douro Lda. Tel: +351 225 432 464 Fax: +351 226 003 499 Diretor HLP: Duarte Bravo Tel: +351 934 451 162 Email: [email protected] |
7 | Tipos de tráfego autorizado (IFR/VFR) | VFR |
8 | Observações | Heliporto privado VFR nocturno só para emergências médicas. |
1 | Operador do Heliporto | HJ (a pedido) |
2 | Observações | As operações de aterragem, estacionamento, embarque e desembarque de passageiros estão sujeitas a autorização prévia. |
1 | Hotéis no heliporto ou imediações | Porto |
2 | Restaurantes no heliporto ouimediações | Porto |
3 | Possibilidades de transporte | Porto |
4 | Instalações médicas | Porto |
5 | Agência bancária e posto dos correios no heliporto ou imediações | Porto |
6 | Posto de turismo | Porto |
7 | Observações | NIL |
1 | Categoria do heliporto no combate a incêndios | H2 (SLCI) |
2 | Equipamento de salvamento | NIL |
3 | Capacidade de remoção de helicóptero fora de serviço | NIL |
4 | Observações | NIL |
1 | Marcações de aproximação final e descolagem | NIL |
2 | Marcações de caminhos de circulação, marcadores de caminhos de circulação no ar e marcadores de rotas de trânsito aéreo | NIL |
3 | Observações | Letra H (branca)
Marcas de limite TLOF e FATO Sinal de identificação |
Tipo | Dimensões área de toque e descolagem (TLOF) | Azimutes verdadeiros (FATO) | Dimensões da FATO e tipo de superfície | Superfície e capacidade de resistência da TLOF | Coordenadas geográficas e ondulação geóide do TLOF e soleira FATO |
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1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
Superfície | 11 M diâmetro | Canal de aproximação: 103°/313° (MAG) Canal de descolagem: 283°/133° (MAG) | 20 M diâmetro Asfalto | Asfalto 5.5 TON | 410848N 0083757W NOT AVBL |
Declive e elevação da TLOF e/ou FATO | Dimensõesda área de segurança | Dimensõesda área livre de obstáculos | Setor livre de obstáculos(OFZ) | Observações |
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7 | 8 | 9 | 13 | 14 |
4 M (13 FT) | 26 M diâmetro | NIL | NIL | NIL |
1 | Tipo, comprimento e intensidade do sistema de iluminação de aproximação | Branca |
2 | Tipo de sistema indicador de ladeira de aproximação visual | NIL |
3 | Características e localização das luzes FATO | Verde |
4 | Características e localização das luzes da área de FATO | NIL |
5 | Características e localização do sistema de iluminação TLOF | Luzes omnidirecionais verdes |
6 | Observações | NIL |
1 | Localização, características e horas de funcionamento do farol do heliporto | NIL |
2 | Localização e iluminação do indicador de direcção do vento (WDI) | WDI iluminado |
3 | Luzes da berma e da linha central dos caminhos de circulação | NIL |
4 | Alimentação secundária incluindo tempo de comutação para fonte de alimentação secundária | NIL |
5 | Observações | NIL |
Descolagem
Tráfego, após a descolagem, prosseguirá para leste do heliporto e manter-se-á sobre o rio Douro (entre o heliporto e a ponte D. Luís I), abaixo de 500 FT AMSL e com o transponder em stand-by, até conseguir contacto com a torre do Porto FREQ 118.005 MHZ. Após estabelecer contacto com a torre do Porto, prosseguirá de acordo com a autorização de voo e instruções recebidas.
Aterragem
Tráfego prosseguirá para a final do heliporto de acordo com as instruções recebidas pela torre do Porto, reportando ao livrar os 500 FT AMSL em descida para a aterragem.
Pontos de espera visual
Se necessário, são considerados pontos de espera visual (500 FT AMSL):
Nome | Página |
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Carta de Aproximação Visual | |