LPDA — MASSARELOS (HLP)

Nota: As seguintes secções são intencionalmente deixadas em branco: AD-3.4, AD-3.7, AD-3.8, AD-3.10, AD-3.11, AD-3.13, AD-3.16, AD-3.17, AD-3.18, AD-3.19, AD-3.20 e AD-3.22.

LPDA AD 3.1  Nome e indicador de lugar do heliporto

LPDA — MASSARELOS (HLP)

LPDA AD 3.2  Dados geográficos e administrativos do heliporto

1Ponto de referência do heliporto e localizaçãoLAT: 410848N LONG: 0083757W
2Direção e distância do ponto de referência do heliporto (ARP) ao centro da localidade que o heliporto serveNOT AVBL
3Elevação do heliporto e temperatura de referência4 M (13 FT) / NOT AVBL
4Ondulação do geóide na posição de elevação do heliportoNOT AVBL
5Declinação magnética (data) / variação anual03° W (2013) / 0.13° decrescente
6Operador do heliporto, endereço, telefone, fax, endereço de correio eletrónico e AFSHelitours Douro Lda. Tel: +351 225 432 464 Fax: +351 226 003 499 Diretor HLP: Duarte Bravo Tel: +351 934 451 162 Email: [email protected]
7Tipos de tráfego autorizado (IFR/VFR) VFR
8ObservaçõesHeliporto privado VFR nocturno só para emergências médicas.

LPDA AD 3.3  HORÁRIO DE OPERAÇÃO

1Operador do HeliportoHJ (a pedido)
2ObservaçõesAs operações de aterragem, estacionamento, embarque e desembarque de passageiros estão sujeitas a autorização prévia.

LPDA AD 3.5  Instalações de passageiros

1Hotéis no heliporto ou imediaçõesPorto
2Restaurantes no heliporto ouimediaçõesPorto
3Possibilidades de transportePorto
4Instalações médicasPorto
5Agência bancária e posto dos correios no heliporto ou imediaçõesPorto
6Posto de turismoPorto
7ObservaçõesNIL

LPDA AD 3.6  Serviços de salvamento e combate a incêndios

1Categoria do heliporto no combate a incêndiosH2 (SLCI)
2Equipamento de salvamentoNIL
3Capacidade de remoção de helicóptero fora de serviçoNIL
4ObservaçõesNIL

LPDA AD 3.9  Marcações e marcadores

1Marcações de aproximação final e descolagemNIL
2Marcações de caminhos de circulação, marcadores de caminhos de circulação no ar e marcadores de rotas de trânsito aéreoNIL
3ObservaçõesLetra H (branca) Marcas de limite TLOF e FATO
Sinal de identificação

LPDA AD 3.12   Dados do heliporto

TipoDimensões área de toque e descolagem (TLOF)Azimutes verdadeiros
(FATO)
Dimensões da FATO e tipo de superfícieSuperfície e capacidade de resistência da TLOFCoordenadas geográficas e ondulação geóide do TLOF e soleira FATO
123456
Superfície11 M
diâmetro
Canal de aproximação: 103°/313° (MAG) Canal de descolagem: 283°/133° (MAG)20 M diâmetro AsfaltoAsfalto 5.5 TON410848N 0083757W NOT AVBL
Declive e elevação da TLOF e/ou FATODimensõesda área de segurançaDimensõesda área livre de obstáculosSetor livre de obstáculos(OFZ)Observações
7891314
4 M
(13 FT)
26 M diâmetroNILNILNIL

LPDA AD 3.14   Luzes de aproximação e de FATO

1Tipo, comprimento e intensidade do sistema de iluminação de aproximaçãoBranca
2Tipo de sistema indicador de ladeira de aproximação visualNIL
3Características e localização das luzes FATOVerde
4Características e localização das luzes da área de FATONIL
5Características e localização do sistema de iluminação TLOFLuzes omnidirecionais verdes
6ObservaçõesNIL

LPDA AD 3.15   Outras fontes de iluminação e de alimentação secundária

1Localização, características e horas de funcionamento do farol do heliportoNIL
2Localização e iluminação do indicador de direcção do vento (WDI)WDI iluminado
3Luzes da berma e da linha central dos caminhos de circulaçãoNIL
4Alimentação secundária incluindo tempo de comutação para fonte de alimentação secundáriaNIL
5ObservaçõesNIL

LPDA AD 3.21   Procedimentos de voo

Descolagem

Tráfego, após a descolagem, prosseguirá para leste do heliporto e manter-se-á sobre o rio Douro (entre o heliporto e a ponte D. Luís I), abaixo de 500 FT AMSL e com o transponder em stand-by, até conseguir contacto com a torre do Porto FREQ 118.005 MHZ. Após estabelecer contacto com a torre do Porto, prosseguirá de acordo com a autorização de voo e instruções recebidas.

Aterragem

Tráfego prosseguirá para a final do heliporto de acordo com as instruções recebidas pela torre do Porto, reportando ao livrar os 500 FT AMSL em descida para a aterragem.

Pontos de espera visual

Se necessário, são considerados pontos de espera visual (500 FT AMSL):

  • A leste da ponte do Freixo; e
  • A oeste da foz do rio Douro.

LPDA AD 3.23   Cartas aeronáuticas relativas a um heliporto

NomePágina
Carta de Aproximação Visual