Nota: As seguintes secções são intencionalmente deixadas em branco: AD-2.7, AD-2.16, AD-2.19 e AD-2.21.
LPVZ — VISEU
1 | Ponto de referência do aeródromo (ARP) e localização | LAT: 404332N LONG: 0075321W |
2 | Direção e distância do ponto de referência do aeródromo (ARP) ao centro da localidade que o aeródromo serve | 6.5 KM (3.5 NM) N de Viseu |
3 | Elevação do aeródromo e temperatura de referência | 628 M (2061 FT) / NOT AVBL |
4 | Ondulação do geóide na posição de elevação do aeródromo | NOT AVBL |
5 | Declinação magnética (data) / variação anual | 01° W (2020) / 0.17° decrescente |
6 | Operador do aeródromo, endereço, telefone, fax, endereço de correio eletrónico e AFS | Aeródromo Municipal Gonçalves Lobato
Av. do Aeródromo
3515-775 LORDOSA-VISEU AD Fax: +351 232 451 024 AD Email: [email protected] AD OPS Tel: +351 232 459 849 / 967 655 962 AD OPS Email: [email protected] AD AFIS Tel: +351 232 451 024 / 938 196 988 AD AFIS Email: [email protected] Diretor AD Tel: +351 964 242 423 Email: [email protected] Diretor Adjunto AD Tel: +351 967 044 250 Email: [email protected] |
7 | Tipos de tráfego autorizado (IFR/VFR) | VFR |
8 | Observações | Operações de aviação geral e serviços aéreos regulares e não regulares Operação com ultraleves |
1 | Operador do aeródromo | HJ Administração do AD: dias úteis 09:00-16:00 LMT |
2 | Alfândega e imigração | NIL |
3 | Saúde e saneamento | NIL |
4 | Gabinete de informação AIS | NIL |
5 | Gabinete de reporte ATS (ARO) | NIL 08:30 LMT-SS - Sala disponibilizada às tripulações com computador conectado à internet para gestão de voo |
6 | Gabinete de informação MET | H24 |
7 | ATS | HO - AFIS |
8 | Abastecimento | 08:30 LMT-SS Possibilidade de antecipação/prolongamento a pedido |
9 | Assistência | NIL |
10 | Segurança | SR/SS Noite: videovigilância (CCTV) |
11 | Remoção de gelo | NIL |
12 | Observações | Extensão do horário de encerramento do aeródromo até às 23:59 LMT ou antecipação do horário de abertura sujeitas a PPR de 48 HRS ao Director do aeródromo. São permitidos voos de emergência médica, de operações de busca e salvamento e de combate a incêndios depois do encerramento do aeródromo através de coordenação prévia com o CDOS-Viseu. |
1 | Instalações para transporte de carga | NIL |
2 | Tipos de combustível e óleo | AVGAS 100LL, JET A1 e Shell W100 |
3 | Instalações de abastecimento e respectiva capacidade | NIL |
4 | Instalações de remoção de gelo | NIL |
5 | Espaço de hangar para aeronaves visitantes | 1- CMV/Aeroclube de Viseu 600 M2 (30 Mx20 M); porta 18 Mx5 M 2- GPIAAF 750 M2 (30 Mx25M); porta 20 Mx4 M 3- CFA/IFA (Centro de Formação Aeronáutica) 600 M2 (30 Mx20 M); porta 16 Mx6 M |
6 | Instalações para reparação de aeronaves visitantes | NIL |
7 | Observações | NIL |
1 | Hotéis no aeródromo ou imediações | Viseu |
2 | Restaurantes no aeródromo ou imediações | Aeródromo e Viseu |
3 | Possibilidades de transporte | Autocarro e táxis. Estação ferroviária: Mangualde (19 KM) |
4 | Instalações médicas | Viseu |
5 | Agência bancária e posto dos correios no aeródromo ou imediações | Viseu |
6 | Posto de turismo | Viseu |
7 | Observações | NIL |
1 | Categoria do aeródromo no combate a incêndios | CAT 1 de SLCI (HO) - SEAA pedido: CAT 5 de SLCI - disponível SBSLCI |
2 | Equipamento de salvamento | NIL |
3 | Capacidade de remoção de aeronave fora de serviço | NIL |
4 | Observações | NIL |
1 | Placas de estacionamento | Designação | Superfície | Resistência | |
NIL | ASPH | NIL | |||
2 | Caminhos de circulação | Designação | Largura | Superfície | Resistência |
NIL | NIL | ASPH | NIL | ||
3 | Pontos de verificação dos altímetros | Localização | Elevação | ||
NIL | NIL | ||||
4 | Localização dos pontos de verificação do VOR | NIL | |||
5 | Posição dos pontos de verificação do INS | NIL | |||
6 | Observações | NIL |
1 | Utilização de sinais de identificação das posições de estacionamento de aeronaves, linhas de orientação dos caminhos de circulação e sistema de guiamento de estacionamento visual nas posições de estacionamento de aeronaves | Sinal de identificação |
2 | Marcações e luzes da pista e dos caminhos de circulação | Marcas da pista, designação das pistas, linha de eixo central da pista e indicador de direção de aterragem |
3 | Barras de stop | NIL |
4 | Observações | WDI não iluminado |
Designação | Tipo | Posição | Elevação Altura | Marcas e Luzes | Observações |
---|---|---|---|---|---|
a | b | c | d | e | f |
NIL | Mastro | NOT AVBL | NOT AVBL / 40 M | NIL | 750 M a norte da THR da pista 18, junto à localidade de Folgosa |
NIL | Torre | 403858N 0075255W | 553 M / 78 M | Iluminado | Torre Mirante (Soima) DIST 8 KM da THR da pista 36 |
1 | Centro MET associado | CPVM-AERO MWO/AMO |
2 | Horas de expediente | Ver AD 2.3.1 |
3 | Serviço responsável pela preparação do TAF e período de validade e intervalo de emissão das previsões | NIL |
4 | Disponibilidade das previsões “trend” para o AD e intervalo de emissão | NIL |
5 | Prestação de informação e/ou consulta | NIL |
6 | Tipo de documentação de voo fornecido e línguas utilizadas | NIL |
7 | Cartas e outra informação disponível para apresentação e/ou consulta | NIL |
8 | Equipamento suplementar disponível para prestação de informações | NIL |
9 | Unidade ATS dotados de informações MET | AFIS |
10 | Informações adicionais (limitação de serviço, etc.) | Disseminação para o AFIS de QNH, Vento e Temperatura |
Designações | Azimute verdadeiro | Dimensões das pistas (M) | Resistência do pavimento (PCN) e superfície das pistas e áreas de paragem | Coordenadas da soleira Coordenadas fim de pista Ondulação do Geóide | Elevação da soleira e maior elevação da zona de toque de uma pista de aproximação de precisão | Declive das pistas e áreas de paragem (SWY) |
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1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |
18 | NOT AVBL | 1100x30 | PCN 6/F/C/W/U ASPH | THR 404349.85N 0075322.28W | THR 623 M | NIL |
36 | NOT AVBL | THR 404314.29N 0075318.90W | THR 628 M | NIL |
Designações | Dimensões SWY (M) | Dimensões CWY (M) | Dimensões das faixas (M) | RESA (M) | OFZ | Observações |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |
18 | NIL | NIL | 1230x150 | NIL | NIL | Extensão inicial de pista de 60 M |
36 |
Designador da pista | TORA (M) | TODA (M) | ASDA (M) | LDA (M) | Observações |
---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
18 | 1160 | 1160 | 1160 | 1100 | NIL |
36 | 1160 | 1160 | 1160 | 1100 |
Designador de pista | Sistema de iluminação de aproximação | Soleira da pista | Tipo de sistema indicador de ladeira de aproximação visual | Comprimento das luzes da zona de toque na pista | Linha central da pista | Berma da pista | Fim de pista e barras laterais | Àrea de paragem | Observações |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
18 | NIL | Verde | Slope 3° lado esquerdo | NIL | NIL | NOT AVBL | Vermelhas | NIL | NIL |
36 | Slope 3° lado esquerdo | NOT AVBL |
1 | Localização, características e horas de funcionamento do ABN / IBN. | IBN flashes verdes. Identificação “VIS” |
2 | Localização e iluminação do anemómetro / do indicador de direcção de aterragem | NIL / NOT AVBL |
3 | Luzes da berma e da linha central dos caminhos de circulação | Berma do caminho de circulação iluminada |
4 | Alimentação secundária incluindo tempo de comutação para fonte de alimentação secundária | NIL |
5 | Observações | NIL |
1 | Designação do espaço aéreo e coordenadas geográficas dos limites laterais | VISEU ATZ 404718N 0075740W - 404744N 0074947W - 403946N 0074902W - 403920N 0075654W - 404718N 0075740W |
2 | Limites verticais | GND / 4000 FT AMSL |
3 | Classificação do espaço aéreo | G |
4 | Indicativo de chamada ATS / Língua(s) | VISEU INFORMAÇÃO / PT, EN |
5 | Altitude de transição | 6000 FT |
6 | Horário de aplicabilidade | A ativação da ATZ está sujeita às horas de operação do AFIS em coordenação com o ACC de Lisboa: LISBOA INFORMATION (HJ) FREQ 130.905 MHZ, LISBOA CONTROL (HN) FREQ 132.305 MHZ. |
7 | Observações | Todas as aeronaves a operar na ATZ (incluindo ULM) estão sujeitas às seguintes condições: Comunicações bilaterais; Submissão de FPL. |
Designação do serviço | Indicativo de chamada | Canais | Período de funcionamento | Observações |
---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
AFIS | VISEU INFORMAÇÃO | 122.710 MHZ | HO | Cobertura 15 NM Tipo emissão: A3E |
Os pilotos devem estacionar as aeronaves no local designado pelo Diretor do aeródromo e comunicado através do AFIS.
Todas as aeronaves que demandem o aeródromo devem contactar o serviço AFIS para informações de tráfego. Não obtendo resposta, devem efetuar à vertical do aeródromo uma passagem, à altitude do circuito, para verificação das condições de operacionalidade e informação visual respeitante à direção e intensidade do vento.
Operação noturna:
São autorizados voos VFR nas seguintes condições:
Atividades potencialmente perigosas:
Parapente / Pára-motor: SR/SS, GND até 200 M AGL.
As actividades são realizadas em contacto directo com o AFIS e serão suspensas sempre que se apresentem aeronaves no circuito de tráfego do aeródromo e nas fases de aproximação, aterragem e descolagem.
Taxas de aeródromo:
Existem taxas por serviços prestados, nos termos do Regulamento Municipal de taxas em vigor. Pagamento em numerário ou cartão de crédito.
Nome | Página |
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Carta de Aeródromo | |
Carta de Aproximação Visual | |