LPVL — VILAR DE LUZ/MAIA

Nota: As seguintes secções são intencionalmente deixadas em branco: AD-2.7, AD-2.11, AD-2.14, AD-2.15, AD-2.16, AD-2.17, AD-2.19, AD-2.20 e AD-2.21.

LPVL AD 2.1  Nome e indicador de lugar do aeródromo

LPVL — VILAR DE LUZ/MAIA

LPVL AD 2.2  Dados geográficos e administrativos de aeródromo

1Ponto de referência do aeródromo (ARP) e localizaçãoLAT: 411645N
LONG: 0083102W
2Direção e distância do ponto de referência do aeródromo (ARP) ao centro da localidade que o aeródromo serve1 KM E de Vilar de Luz
10 KM NE da Maia
3Elevação do aeródromo e temperatura de referência236 M (773 FT) / NOT AVBL
4Ondulação do geóide na posição de elevação do aeródromoNOT AVBL
5Declinação magnética (data) / variação anual03° W (2013) / 0.13° decrescente
6Operador do aeródromo, endereço, telefone, fax, endereço de correio eletrónico e AFSCâmara Municipal da Maia Tel: +351 229 408 600 AD Fax: +351 229 684 129 AD E-mail: [email protected] AD OPS Tel: +351 229 691 759/939 044 039 AD OPS E-mail: [email protected]
Diretor AD Tel: +351 938 707 012 E-mail: [email protected] Diretor adjunto Tel: +351 935 700 148 Email: [email protected]
7Tipos de tráfego autorizado (IFR/VFR)VFR
8ObservaçõesMTOM ≤ 5700 KG Aviação geral, serviços aéreos regulares e não regulares, combate a incêndios, emergência médica e busca e salvamento. Operação com ultraleves - para aeronaves com capacidade de comunicações bilaterais

LPVL AD 2.3  Horas de funcionamento

1Operador do aeródromoInverno: 0800-1800 LMT Verão: 0800-2000 LMT
2Alfândega e imigraçãoNIL
3Saúde e saneamentoNIL
4Gabinete de informação AISNIL
5Gabinete de reporte ATS (ARO)NIL
6Gabinete de informação METNIL
7ATSNIL
8AbastecimentoNIL
9AssistênciaNIL
10SegurançaGuarda de aeródromo
11Remoção de geloNIL
12ObservaçõesOutros períodos entre SR/SS: aeronaves baseadas no AD, sujeitas a PPR de 24HR ao Diretor do AD.

LPVL AD 2.4  Serviços e instalações de assistência

1Instalações para transporte de cargaNIL
2Tipos de combustível e óleoAVGAS 100LL, óleo hidráulico e de lubrificação
3Instalações de abastecimento e respectiva capacidadeNIL
4Instalações de remoção de geloNIL
5Espaço de hangar para aeronaves visitantes1- 400 M2 (20 Mx20 M); porta 15 Mx5 M 2- 520 M2 (26 Mx20 M); porta 15 Mx5 M
3- 680 M2 (34 Mx20 M); porta 15 Mx5 M
6Instalações para reparação de aeronaves visitantesNORTÁVIA (Part 145)
7ObservaçõesNIL

LPVL AD 2.5  Instalações de passageiros

1Hotéis no aeródromo ou imediaçõesMaia e Porto
2Restaurantes no aeródromo ou imediaçõesMaia, Porto e Vilar de Luz
3Possibilidades de transporteTáxis: +351 915 223 926
4Instalações médicasPorto
5Agência bancária e posto dos correios no aeródromo ou imediaçõesS. Romão, Maia e Ermesinde
6Posto de turismoNIL
7ObservaçõesNIL

LPVL AD 2.6  Serviço de salvamento e combate a incêndios

1Categoria do aeródromo no combate a incêndiosCAT 2 de SLCI (SBA)
2Equipamento de salvamentoNIL
3Capacidade de remoção de aeronave fora de serviçoNIL
4ObservaçõesNIL

LPVL AD 2.8  Placas de estacionamento, caminhos de circulação e dados de localização/posições de verificação

1Placas de estacionamentoDesignaçãoSuperfícieResistência
E
W
ASPHNIL
2Caminhos de circulaçãoDesignaçãoLarguraSuperfícieResistência
A
B
C
D
13 M
20 M
20 M
30 M
ASPHNIL
3Pontos de verificação dos altímetrosLocalizaçãoElevação
NIL NIL
4Localização dos pontos de verificação do VORNIL
5Posição dos pontos de verificação do INSNIL
6ObservaçõesDimensões da placa de estacionamento E - 130 Mx30 M
(reservada para operadores baseados no aeródromo)
Dimensões da placa de estacionamento W - 150 Mx75 M
Dimensões do caminho de circulação A - 250 Mx13 M
Dimensões do caminho de circulação B - 25 Mx20 M
Dimensões do caminho de circulação C - 50 Mx20 M
Dimensões do caminho de circulação D - 50 Mx30 M

LPVL AD 2.9  Sistema de controlo e orientação do movimento de superfície e marcações

1Utilização de sinais de identificação das posições de estacionamento de aeronaves, linhas de orientação dos caminhos de circulação e sistema de guiamento de estacionamento visual nas posições de estacionamento de aeronavesNIL
2Marcações e luzes da pista e dos caminhos de circulaçãoMarcas de pista, designação das pistas e linha de eixo central da pista
3Barras de stopNIL
4ObservaçõesWDI não iluminado

LPVL AD 2.10  Obstáculos de aeródromo

DesignaçãoTipo Posição Elevação
Altura
Marcas e LuzesObservações
abcdef
NILCabos de alta
tensão
NOT AVBLNOT AVBLNILTransversal na final curta RWY 34

LPVL AD 2.12  Características físicas das pistas

DesignaçõesAzimute verdadeiroDimensões das pistas (M)Resistência do pavimento (PCN) e superfície das pistas e áreas de paragemCoordenadas da soleira
Coordenadas fim de pista
Ondulação do Geóide
Elevação da soleira e maior elevação da zona de toque de uma pista de aproximação de precisãoDeclive das pistas e áreas de paragem (SWY)
1234567
16NOT AVBL1309x29ASPHTHR 411658.20N 0083110.36WTHR 236 M
(773FT)
NIL
34NOT AVBLTHR 411619.96N 0083046.01WTHR 227 M
(745 FT)
NIL
DesignaçõesDimensões SWY (M)Dimensões CWY (M)Dimensões das faixas (M)RESA (M)OFZObservações
18910111213
16NILNIL1429x80NILNILNIL
34

LPVL AD 2.13  Distâncias declaradas

Designador da pistaTORA (M)TODA (M)ASDA (M)LDA (M)Observações
123456
161309130913091309NIL
341309130913091309

LPVL AD 2.18  Instalações de comunicação dos serviços de tráfego aéreo

Designação do serviçoIndicativo de chamadaCanaisPeríodo de funcionamentoObservações
12345
Estação AeronáuticaMAIA RÁDIO122.405 MHZHOCobertura: 10 NM Tipo de emissão: A3E

LPVL AD 2.22  Procedimentos de voo

Dada a proximidade da CTR e da TMA do Porto devem ser observados os seguintes procedimentos:

Partida:

Qualquer voo que pretenda evoluir no espaço aéreo controlado, deverá:

Nota: Até ser estabelecido contacto com a APP do Porto, as aeronaves devem manter-se em espaço aéreo não controlado (i.e. mantendo-se no circuito do aeródromo ou evoluindo para as rotas VFR estabelecidas).

Aproximação:

Qualquer voo que pretenda evoluir em espaço aéreo controlado deverá estar em contacto com a APP do Porto (FREQ 120.910 MHZ ou outra, se difundida pelo ATIS).

Quando em espaço aéreo não controlado ou se instruído pelo APP do Porto, monitorizar a frequência do aeródromo devendo as aeronaves, de acordo com a sua posição, evoluir do seguinte modo:

Aeronaves vindas de este:

Aeronaves vindas de oeste:

LPVL AD 2.23  Informações complementares

Atividades potencialmente perigosas:

Paraquedismo Atividade na vizinhança do aeródromo. As aeronaves que apoiam esta atividade efetuarão coordenação prévia com o Diretor do AD e APP do Porto. Após a descolagem deverão manter coordenação com APP do Porto e o aeródromo.

Ver ENR-5.5 Desportos aeronáuticos e atividades recreativas.

LPVL AD 2.24  Cartas aeronáuticas relativas a um aeródromo

NomePágina
Carta de Aeródromo
Carta de Aproximação Visual