Nota: As seguintes secções são intencionalmente deixadas em branco: AD-2.7, AD-2.11, AD-2.14, AD-2.15, AD-2.16, AD-2.17, AD-2.19, AD-2.20 e AD-2.21.
LPVL — VILAR DE LUZ/MAIA
1 | Ponto de referência do aeródromo (ARP) e localização | LAT: 411645N LONG: 0083102W |
2 | Direção e distância do ponto de referência do aeródromo (ARP) ao centro da localidade que o aeródromo serve | 1 KM E de Vilar de Luz 10 KM NE da Maia |
3 | Elevação do aeródromo e temperatura de referência | 236 M (773 FT) / NOT AVBL |
4 | Ondulação do geóide na posição de elevação do aeródromo | NOT AVBL |
5 | Declinação magnética (data) / variação anual | 03° W (2013) / 0.13° decrescente |
6 | Operador do aeródromo, endereço, telefone, fax, endereço de correio eletrónico e AFS | Câmara Municipal da Maia
Tel: +351 229 408 600
AD Fax: +351 229 684 129
AD E-mail: [email protected]
AD OPS Tel: +351 229 691 759/939 044 039
AD OPS E-mail: [email protected]
Diretor AD Tel: +351 938 707 012 E-mail: [email protected] Diretor adjunto Tel: +351 935 700 148 Email: [email protected] |
7 | Tipos de tráfego autorizado (IFR/VFR) | VFR |
8 | Observações | MTOM ≤ 5700 KG Aviação geral, serviços aéreos regulares e não regulares, combate a incêndios, emergência médica e busca e salvamento. Operação com ultraleves - para aeronaves com capacidade de comunicações bilaterais |
1 | Operador do aeródromo | Inverno: 0800-1800 LMT Verão: 0800-2000 LMT |
2 | Alfândega e imigração | NIL |
3 | Saúde e saneamento | NIL |
4 | Gabinete de informação AIS | NIL |
5 | Gabinete de reporte ATS (ARO) | NIL |
6 | Gabinete de informação MET | NIL |
7 | ATS | NIL |
8 | Abastecimento | NIL |
9 | Assistência | NIL |
10 | Segurança | Guarda de aeródromo |
11 | Remoção de gelo | NIL |
12 | Observações | Outros períodos entre SR/SS: aeronaves baseadas no AD, sujeitas a PPR de 24HR ao Diretor do AD. |
1 | Instalações para transporte de carga | NIL |
2 | Tipos de combustível e óleo | AVGAS 100LL, óleo hidráulico e de lubrificação |
3 | Instalações de abastecimento e respectiva capacidade | NIL |
4 | Instalações de remoção de gelo | NIL |
5 | Espaço de hangar para aeronaves visitantes | 1- 400 M2 (20 Mx20 M); porta 15 Mx5 M
2- 520 M2 (26 Mx20 M); porta 15 Mx5 M 3- 680 M2 (34 Mx20 M); porta 15 Mx5 M |
6 | Instalações para reparação de aeronaves visitantes | NORTÁVIA (Part 145) |
7 | Observações | NIL |
1 | Hotéis no aeródromo ou imediações | Maia e Porto |
2 | Restaurantes no aeródromo ou imediações | Maia, Porto e Vilar de Luz |
3 | Possibilidades de transporte | Táxis: +351 915 223 926 |
4 | Instalações médicas | Porto |
5 | Agência bancária e posto dos correios no aeródromo ou imediações | S. Romão, Maia e Ermesinde |
6 | Posto de turismo | NIL |
7 | Observações | NIL |
1 | Categoria do aeródromo no combate a incêndios | CAT 2 de SLCI (SBA) |
2 | Equipamento de salvamento | NIL |
3 | Capacidade de remoção de aeronave fora de serviço | NIL |
4 | Observações | NIL |
1 | Placas de estacionamento | Designação | Superfície | Resistência | |
E W | ASPH | NIL | |||
2 | Caminhos de circulação | Designação | Largura | Superfície | Resistência |
A B C D | 13 M 20 M 20 M 30 M | ASPH | NIL | ||
3 | Pontos de verificação dos altímetros | Localização | Elevação | ||
NIL | NIL | ||||
4 | Localização dos pontos de verificação do VOR | NIL | |||
5 | Posição dos pontos de verificação do INS | NIL | |||
6 | Observações | Dimensões da placa de estacionamento E - 130 Mx30 M (reservada para operadores baseados no aeródromo) Dimensões da placa de estacionamento W - 150 Mx75 M Dimensões do caminho de circulação A - 250 Mx13 M Dimensões do caminho de circulação B - 25 Mx20 M Dimensões do caminho de circulação C - 50 Mx20 M Dimensões do caminho de circulação D - 50 Mx30 M |
1 | Utilização de sinais de identificação das posições de estacionamento de aeronaves, linhas de orientação dos caminhos de circulação e sistema de guiamento de estacionamento visual nas posições de estacionamento de aeronaves | NIL |
2 | Marcações e luzes da pista e dos caminhos de circulação | Marcas de pista, designação das pistas e linha de eixo central da pista |
3 | Barras de stop | NIL |
4 | Observações | WDI não iluminado |
Designação | Tipo | Posição | Elevação Altura | Marcas e Luzes | Observações |
---|---|---|---|---|---|
a | b | c | d | e | f |
NIL | Cabos de alta tensão | NOT AVBL | NOT AVBL | NIL | Transversal na final curta RWY 34 |
Designações | Azimute verdadeiro | Dimensões das pistas (M) | Resistência do pavimento (PCN) e superfície das pistas e áreas de paragem | Coordenadas da soleira Coordenadas fim de pista Ondulação do Geóide | Elevação da soleira e maior elevação da zona de toque de uma pista de aproximação de precisão | Declive das pistas e áreas de paragem (SWY) |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |
16 | NOT AVBL | 1309x29 | ASPH | THR 411658.20N 0083110.36W | THR 236 M (773FT) | NIL |
34 | NOT AVBL | THR 411619.96N 0083046.01W | THR 227 M (745 FT) | NIL |
Designações | Dimensões SWY (M) | Dimensões CWY (M) | Dimensões das faixas (M) | RESA (M) | OFZ | Observações |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |
16 | NIL | NIL | 1429x80 | NIL | NIL | NIL |
34 |
Designador da pista | TORA (M) | TODA (M) | ASDA (M) | LDA (M) | Observações |
---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
16 | 1309 | 1309 | 1309 | 1309 | NIL |
34 | 1309 | 1309 | 1309 | 1309 |
Designação do serviço | Indicativo de chamada | Canais | Período de funcionamento | Observações |
---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
Estação Aeronáutica | MAIA RÁDIO | 122.405 MHZ | HO | Cobertura: 10 NM Tipo de emissão: A3E |
Dada a proximidade da CTR e da TMA do Porto devem ser observados os seguintes procedimentos:
Partida:
Qualquer voo que pretenda evoluir no espaço aéreo controlado, deverá:
Nota: Até ser estabelecido contacto com a APP do Porto, as aeronaves devem manter-se em espaço aéreo não controlado (i.e. mantendo-se no circuito do aeródromo ou evoluindo para as rotas VFR estabelecidas).
Aproximação:
Qualquer voo que pretenda evoluir em espaço aéreo controlado deverá estar em contacto com a APP do Porto (FREQ 120.910 MHZ ou outra, se difundida pelo ATIS).
Quando em espaço aéreo não controlado ou se instruído pelo APP do Porto, monitorizar a frequência do aeródromo devendo as aeronaves, de acordo com a sua posição, evoluir do seguinte modo:
Aeronaves vindas de este:
Aeronaves vindas de oeste:
Atividades potencialmente perigosas:
Paraquedismo Atividade na vizinhança do aeródromo. As aeronaves que apoiam esta atividade efetuarão coordenação prévia com o Diretor do AD e APP do Porto. Após a descolagem deverão manter coordenação com APP do Porto e o aeródromo.
Ver ENR-5.5 Desportos aeronáuticos e atividades recreativas.
Nome | Página |
---|---|
Carta de Aeródromo | |
Carta de Aproximação Visual | |