Nota: As seguintes secções são intencionalmente deixadas em branco: AD-2.7, AD-2.11, AD-2.14, AD-2.15, AD-2.16, AD-2.17, AD-2.19, AD-2.20, AD-2.21 e AD-2.22.
LPSR — SANTARÉM
1 | Ponto de referência do aeródromo (ARP) e localização | LAT: 391231N LONG: 0084119W |
2 | Direção e distância do ponto de referência do aeródromo (ARP) ao centro da localidade que o aeródromo serve | 2 KM S de Santarém |
3 | Elevação do aeródromo e temperatura de referência | 9 M (30 FT) / 30°C |
4 | Ondulação do geóide na posição de elevação do aeródromo | NOT AVBL |
5 | Declinação magnética (data) / variação anual | 03° W (2013) / 0.13° decrescente |
6 | Operador do aeródromo, endereço, telefone, fax, endereço de correio eletrónico e AFS | Câmara Municipal de Santarém
Aeródromo Cosme Pedrogão - Santarém
2000-474 SANTARÉM AD Tel: +351 243 107 108 Diretor AD Tel: +351 933 344 490 Email: [email protected] Diretor |
7 | Tipos de tráfego autorizado (IFR/VFR) | VFR |
8 | Observações | MTOM ≤ 5700 KG Operação ultraleves |
1 | Operador do aeródromo | HJ |
2 | Alfândega e imigração | NIL |
3 | Saúde e saneamento | NIL |
4 | Gabinete de informação AIS | NIL |
5 | Gabinete de reporte ATS (ARO) | NIL |
6 | Gabinete de informação MET | NIL |
7 | ATS | NIL |
8 | Abastecimento | NIL |
9 | Assistência | NIL |
10 | Segurança | NIL |
11 | Remoção de gelo | NIL |
12 | Observações | NIL |
1 | Instalações para transporte de carga | NIL |
2 | Tipos de combustível e óleo | NIL |
3 | Instalações de abastecimento e respectiva capacidade | NIL |
4 | Instalações de remoção de gelo | NIL |
5 | Espaço de hangar para aeronaves visitantes | Câmara Municipal de Santarém
1- 300 M2 (20 Mx15 M); porta 13.5 Mx3.7 M
2- 380 M2 (20 Mx19 M); porta 17.5 Mx3.5 M
3- 400 M2 (20 Mx20 M); porta 3.5 M
4- 400 M2 (20 Mx20 M); porta 3.5 M
5- |
6 | Instalações para reparação de aeronaves visitantes | M1 Dunas Aviation (reparação/manutenção) 1200 M2 (60 Mx20 M); door 4 M Tel: +351 917 246 528 |
7 | Observações | NIL |
1 | Hotéis no aeródromo ou imediações | Santarém |
2 | Restaurantes no aeródromo ou imediações | Santarém |
3 | Possibilidades de transporte | Estação ferroviária: Santarém |
4 | Instalações médicas | Santarém |
5 | Agência bancária e posto dos correios no aeródromo ou imediações | Santarém |
6 | Posto de turismo | NIL |
7 | Observações | NIL |
1 | Categoria do aeródromo no combate a incêndios | CAT 1 de SLCI - disponibilizando SEA |
2 | Equipamento de salvamento | NIL |
3 | Capacidade de remoção de aeronave fora de serviço | NIL |
4 | Observações | NIL |
1 | Placas de estacionamento | Designação | Superfície | Resistência | |
NIL | NIL | NIL | |||
2 | Caminhos de circulação | Designação | Largura | Superfície | Resistência |
NIL | 12.5 M | NIL | NIL | ||
3 | Pontos de verificação dos altímetros | Localização | Elevação | ||
NIL | NIL | ||||
4 | Localização dos pontos de verificação do VOR | NIL | |||
5 | Posição dos pontos de verificação do INS | NIL | |||
6 | Observações | Dimensões da placa de estacionamento 200 Mx70 M |
1 | Utilização de sinais de identificação das posições de estacionamento de aeronaves, linhas de orientação dos caminhos de circulação e sistema de guiamento de estacionamento visual nas posições de estacionamento de aeronaves | NIL |
2 | Marcações e luzes da pista e dos caminhos de circulação | Marcas da pista, designação das pistas, linha de eixo central da pista |
3 | Barras de stop | NIL |
4 | Observações | WDI não iluminado |
Designação | Tipo | Posição | Elevação Altura | Marcas e Luzes | Observações |
---|---|---|---|---|---|
a | b | c | d | e | f |
NIL | Ponte | NOT AVBL | 18 M NOT AVBL | Com balizagem diurna | Aproximação RWY 05 DIST 388 M |
NIL | Elevação natural | NOT AVBL | 70 M NOT AVBL | NIL | Na vizinhança: 287°, DIST 500 M |
NIL | Elevação natural | NOT AVBL | 60 M NOT AVBL | NIL | Na vizinhança: 356°, DIST 600 M |
NIL | Elevação natural | NOT AVBL | 64 M NOT AVBL | NIL | Na vizinhança: 030°, DIST: 900 M |
NIL | Elevação natural | NOT AVBL | 120 M NOT AVBL | NIL | Na vizinhança: 020°, DIST 1200 M |
NIL | Ponte | NOT AVBL | 70 M NOT AVBL | NIL | Pilar 1 (mais próximo do AD) 132°, DIST 1000 M |
NIL | Ponte | NOT AVBL | 70 M NOT AVBL | NIL | Pilar 2 (mais afastado do AD) 135°, DIST 1050 M |
NIL | Antena | 390532N 0084145W | 284 M (869 FT) NOT AVBL | Luzes vermelhas de sinalização diurna e noturna | 186°, DIST 7 NM a sul do aeródromo |
Designações | Azimute verdadeiro | Dimensões das pistas (M) | Resistência do pavimento (PCN) e superfície das pistas e áreas de paragem | Coordenadas da soleira Coordenadas fim de pista Ondulação do Geóide | Elevação da soleira e maior elevação da zona de toque de uma pista de aproximação de precisão | Declive das pistas e áreas de paragem (SWY) |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |
05 | NOT AVBL | 1207x28 | ASPH | THR 391224.85N 0084127.00W RWY END 391246.61N 0084057.16W | THR 9 M | NIL |
23 | NOT AVBL | THR 391244.83N 0084059.59W RWY END 391219.84N 0084133.89W | THR 9 M | NIL |
Designações | Dimensões SWY (M) | Dimensões CWY (M) | Dimensões das faixas (M) | RESA (M) | OFZ | Observações |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |
05 | NIL | NIL | NIL | NIL | NIL | Elevação Fim Pista 9 M |
23 | Elevação Fim Pista 9 M |
Designador da pista | TORA (M) | TODA (M) | ASDA (M) | LDA (M) | Observações |
---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
05 | 1127 | 1207 | 1207 | 981 | THR RWY 05 deslocada 226 M |
23 | 981 | 1207 | 1207 | 1127 | THR RWY23 deslocada 80 M |
Designação do serviço | Indicativo de chamada | Canais | Período de funcionamento | Observações |
---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
Estação Aeronáutica | SANTARÉM RÁDIO | 122.605 MHZ | HJ | Cobertura: 25 NM/ FL 040 Tipo de emissão: A3E |
Cisalhamento e turbulência:
Quando o vento está cruzado, na aproximação à pista 23 e imediatamente antes da soleira, ocorre forte corrente descendente que pode ser perigosa.
Limitações à utilização do aeródromo:
Obrigatória a capacidade das aeronaves efetuarem comunicações rádio bilaterais.
Devido à existência de vários obstáculos na vizinhança, afectando as superfícies limitativas do aeródromo, as operações de voo só poderão efectuar-se em boas condições de visibilidade.
RWY 05 - Alguns abatimentos nos primeiros 200 M da berma direita.
Atividades potencialmente perigosas:
Escola de paraquedismo, atividade de ultraleves e asa delta localizada no aeródromo.
Ver ENR-5.5 Desportos aeronáuticos e atividades recreativas.
Perigo de colisão com aves
Na área de movimento. Entre outubro e março, ao pôr do sol, sobrevoo de grandes bandos de aves.
Operações comerciais
Sujeito à autorização da Direção do aeródromo.
Nome | Página |
---|---|
Carta de Aeródromo | |
Carta de Aproximação Visual | |