Nota: As seguintes secções são intencionalmente deixadas em branco: AD-2.7, AD-2.11, AD-2.14, AD-2.15, AD-2.16, AD-2.19, AD-2.20 e AD-2.21.
LPMI — MIRANDELA
1 | Ponto de referência do aeródromo (ARP) e localização | LAT: 412813N LONG: 0071340W |
2 | Direção e distância do ponto de referência do aeródromo (ARP) ao centro da localidade que o aeródromo serve | 4 KM (2.2 NM) SW de Mirandela |
3 | Elevação do aeródromo e temperatura de referência | 403 M (1322 FT) / 31.8°C |
4 | Ondulação do geóide na posição de elevação do aeródromo | NOT AVBL |
5 | Declinação magnética (data) / variação anual | 03° W (2013) / 0.13° decrescente |
6 | Operador do aeródromo, endereço, telefone, fax, endereço de correio eletrónico e AFS | Aero Clube de Mirandela Apartado 34 5370-602 MIRANDELA Tel: +351 914 5613 16 Email: [email protected] Diretor AD Tel: +351 966 905 835 Fax: +351 278 979 166 Email: [email protected] Diretor Adjunto Tel: +351 967 359 738 Email: [email protected] |
7 | Tipos de tráfego autorizado (IFR/VFR) | VFR |
8 | Observações | MTOM ≤ 5700 KG Operação de ultraleves Operações de aviação geral, voos humanitários, combate a incêndios, emergência médica e busca e salvamento |
1 | Operador do aeródromo | SR-SS Horário sujeito a coordenação mínima prévia de 24 HRS: SR-09:00 LMT, 12:00-14:00 LMT e 19:00 LMT-SS (o que ocorrer primeiro). Administração do AD: 09:00-19:00 LMT |
2 | Alfândega e imigração | NIL |
3 | Saúde e saneamento | NIL |
4 | Gabinete de informação AIS | NIL |
5 | Gabinete de reporte ATS (ARO) | NIL |
6 | Gabinete de informação MET | NIL |
7 | ATS | NIL |
8 | Abastecimento | PPR 24 HRS |
9 | Assistência | NIL |
10 | Segurança | 09:00-19:00 LMT |
11 | Remoção de gelo | NIL |
12 | Observações | NIL |
1 | Instalações para transporte de carga | NIL |
2 | Tipos de combustível e óleo | NIL |
3 | Instalações de abastecimento e respectiva capacidade | NIL |
4 | Instalações de remoção de gelo | NIL |
5 | Espaço de hangar para aeronaves visitantes | 240 M2 (15 Mx16 M); porta 13 Mx2.9 M Aeroclube de Mirandela |
6 | Instalações para reparação de aeronaves visitantes | NIL |
7 | Observações | NIL |
1 | Hotéis no aeródromo ou imediações | Mirandela |
2 | Restaurantes no aeródromo ou imediações | Mirandela |
3 | Possibilidades de transporte | Táxis Estação ferroviária: Mirandela |
4 | Instalações médicas | Mirandela |
5 | Agência bancária e posto dos correios no aeródromo ou imediações | Mirandela |
6 | Posto de turismo | NIL |
7 | Observações | NIL |
1 | Categoria do aeródromo no combate a incêndios | NOT AVBL Bombeiros Municipais PPR 24Horas. |
2 | Equipamento de salvamento | NIL |
3 | Capacidade de remoção de aeronave fora de serviço | NIL |
4 | Observações | NIL |
1 | Placas de estacionamento | Designação | Superfície | Resistência | |
NIL | CONC | NIL | |||
2 | Caminhos de circulação | Designação | Largura | Superfície | Resistência |
NIL | NIL | CONC | NIL | ||
3 | Pontos de verificação dos altímetros | Localização | Elevação | ||
NIL | NIL | ||||
4 | Localização dos pontos de verificação do VOR | NIL | |||
5 | Posição dos pontos de verificação do INS | NIL | |||
6 | Observações | NIL |
1 | Utilização de sinais de identificação das posições de estacionamento de aeronaves, linhas de orientação dos caminhos de circulação e sistema de guiamento de estacionamento visual nas posições de estacionamento de aeronaves | Sinais de identificação |
2 | Marcações e luzes da pista e dos caminhos de circulação | Marcas das pistas, designação das pistas e linha de eixo central da pista. |
3 | Barras de stop | NIL |
4 | Observações | 2 WDI não iluminados |
Designação | Tipo | Posição | Elevação Altura | Marcas e Luzes | Observações |
---|---|---|---|---|---|
a | b | c | d | e | f |
NIL | Cabos de alta tensão | NOT AVBL | NOT AVBL 10 M | NIL | Na aproximação da RWY 35. DIST 1500 M |
NIL | Antena | NOT AVBL | 428 M (1404 FT) 26 M | Sinalizada | DIST 710 M a este da RWY 17 |
NIL | Edifício | NOT AVBL | NOT AVBL 6 M | NIL | Hangar DIST 100 M a oeste da cabeceira da RWY 17 |
NIL | Elevação natural | NOT AVBL | 3287 FT AMSL NOT AVBL | NIL | Serra dos Passos DIST 3500 M a oeste do aeródromo |
Designações | Azimute verdadeiro | Dimensões das pistas (M) | Resistência do pavimento (PCN) e superfície das pistas e áreas de paragem | Coordenadas da soleira Coordenadas fim de pista Ondulação do Geóide | Elevação da soleira e maior elevação da zona de toque de uma pista de aproximação de precisão | Declive das pistas e áreas de paragem (SWY) |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |
17 | NOT AVBL | 750x30 | CONC | THR 412816.07N 0071339.66W | THR 403 M (1322 FT) | -1,15% |
35 | NOT AVBL | THR 412755.06N 0071330.76W | THR 395 M (1296 FT) | +1,15% |
Designações | Dimensões SWY (M) | Dimensões CWY (M) | Dimensões das faixas (M) | RESA (M) | OFZ | Observações |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |
17 | NIL | NIL | NIL | NIL | NIL | NIL |
35 |
Designador da pista | TORA (m) | TODA (m) | ASDA (m) | LDA (m) | Observações |
---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
17 | 685 | 685 | 685 | 685 | NIL |
35 | 685 | 685 | 685 | 685 | NIL |
1 | Designação do espaço aéreo e coordenadas geográficas dos limites laterais | NIL |
2 | Limites verticais | NIL |
3 | Classificação do espaço aéreo | G até FL 095 C acima de FL 095 |
4 | Indicativo de chamada ATS / Língua(s) | NIL |
5 | Altitude de transição | 5000 FT AMSL |
6 | Horário de aplicabilidade | NIL |
7 | Observações | NIL |
Designação do serviço | Indicativo de chamada | Canais | Período de funcionamento | Observações |
---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
Estação Aeronáutica | MIRANDELA RÁDIO | 122.205 MHZ | 09:00-19:00 LMT | Cobertura 15 NM Tipo emissão: A3E |
Dentro das 15 NM contactar para solicitar informação de tráfego e condições do aeródromo.
Altitude mínima sobre a cidade de Mirandela 2500 FT AMSL e potência abaixo dos 75% de máximo contínuo.
Aproximação visual pista 35:
Circuito pela direita (não padrão).
Proveniente de sul ou oeste, pode apresentar-se directamente na final ou perna base.
Proveniente de este e norte, apresentar-se no ponto de entrada à altitude de 2500 FT.
Aproximação visual pista 17:
Circuito pela esquerdo (padrão).
Proveniente de norte, pode apresentar-se directamente na final ou perna base.
Proveniente de sul, este e oeste, pode apresentar-se no ponto de entrada à altitude de 2500 FT.
Com ventos de oeste podem ocorrer situações de cisalhamento e turbulência devido à serra dos Passos e hangar do AD.
Ponto de Entrada:
Açude: 412830N 0071100W (2 NM a este perpendicular ao eixo central da pista).
Referência visual: ponte açude sobre o rio Tua (ponto de espera preferencial).
Altitude do circuito:
Ultraleves - 2000 FT AMSL (700 FT AGL)
Aeronaves ligeiras - Standard
Testes do motor:
Efectuar a 45° da soleira da RWY 17
Descolagem:
Após a descolagem aos 5000 FT AMSL contactar LISBOA INFORMAÇÃO FREQ 130.905 MHZ
Cisalhamento e turbulência:
Aumento significativo da elevação do terreno no lado oeste do aeródromo. Com vento de oeste gera turbulência e cisalhamento no circuito, principalmente na final da RWY 17.
Limitações à utilização do aeródromo:
Aeródromo qualificado para operações diurnas.
Apenas serão permitidas 3 aeronaves, em simultâneo, no circuito.
Sempre que possível contactar o aeródromo, antes da descolagem, para efeito de coordenação.
Atividades potencialmente perigosas:
Escola de ultraleves
Instrução de ultraleves, todos os dias do ano, incluindo fins de semana e feriados nacionais, até 5000 FT num raio de 10 NM.
As áreas de trabalho estão localizadas a Norte e Este do aeródromo, entre as 5 NM e as 10 NM de raio e entre os 3000 FT e os 5000 FT AMSL.
Parapente
Prática de parapente todos os dias do ano na serra dos Passos localizada a oeste do aeródromo desde o chão até 5000 FT AMSL. Esta atividade tem maior intensidade aos fins de semana e feriados nacionais.
Nome | Página |
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Carta de Aeródromo | |
Carta de Aproximação Visual | |