Nota: As seguintes secções são intencionalmente deixadas em branco: AD-2.7, AD-2.14, AD-2.15, AD-2.16, AD-2.17, AD-2.19, AD-2.20 e AD-2.21.
LPCB — CASTELO BRANCO
1 | Ponto de referência do aeródromo (ARP) e localização | LAT: 395054N LONG: 0072630W |
2 | Direção e distância do ponto de referência do aeródromo (ARP) ao centro da localidade que o aeródromo serve | 5 KM (2.7 NM) a NE de Castelo Branco |
3 | Elevação do aeródromo e temperatura de referência | 381 M (1251 FT) / 30°C |
4 | Ondulação do geóide na posição de elevação do aeródromo | NOT AVBL |
5 | Declinação magnética (data) / variação anual | 01° W (2022) / 0.17° decrescente |
6 | Operador do aeródromo, endereço, telefone, fax, endereço de correio eletrónico e AFS | Câmara Municipal de Castelo Branco
Praça do Município
6000-458 CASTELO BRANCO
AD Tel: +351 272 337 443/ +351 272 240 930
AD Fax: +351 300 023 229
Email: [email protected]
AFIS Tel: +351 272 328 493/+351 933 440 575
Diretor AD: Amândio Nunes
Tel: +351 964 516 304
|
7 | Tipos de tráfego autorizado (IFR/VFR) | VFR |
8 | Observações | Operação com ultraleves |
1 | Operador do aeródromo | HJ(1) |
2 | Alfândega e imigração | NIL |
3 | Saúde e saneamento | NIL |
4 | Gabinete de informação AIS | NIL |
5 | Gabinete de reporte ATS (ARO) | NILSala disponibilizada às tripulações com computador conectado à internet para gestão do voo 0900-1230 LMT e 1400-1730 LMT |
6 | Gabinete de informação MET | H24 |
7 | ATS | 0900-1230 1400-1730 LMT (HO AFIS)(2) |
8 | Abastecimento | NIL |
9 | Assistência | NIL |
10 | Segurança | SR/SS. Noite via CCTV |
11 | Remoção de gelo | NIL |
12 | Observações | (1)Para aeronaves não baseadas no AD, PPR ao Diretor do AD com 24 horas de antecedência. (2) Possibilidade de antecipação da abertura ou extensão do horário de encerramento do AFIS mediante coordenação com o Diretor do Aeródromo. Pedido a submeter com 24 horas de antecedência. |
1 | Instalações para transporte de carga | NIL |
2 | Tipos de combustível e óleo | W100 |
3 | Instalações de abastecimento e respectiva capacidade | NIL |
4 | Instalações de remoção de gelo | NIL |
5 | Espaço de hangar para aeronaves visitantes | CMCB / Aeroclube de Castelo Branco -1050 M² (35 Mx30 M); Portão 22,50 Mx6,70 M |
6 | Instalações para reparação de aeronaves visitantes | NIL |
7 | Observações | NIL |
1 | Hotéis no aeródromo ou imediações | Castelo Branco |
2 | Restaurantes no aeródromo ou imediações | Centro Castelo Branco Alcains Escalos de Cima Escalos de Baixo Póvoa do Rio de Moinhos |
3 | Possibilidades de transporte | Estação ferroviária: Castelo Branco
Estação camionagem: Castelo Branco Táxis: a pedido |
4 | Instalações médicas | Castelo Branco |
5 | Agência bancária e posto dos correios no aeródromo ou imediações | Castelo Branco |
6 | Posto de turismo | Castelo Branco |
7 | Observações | NIL |
1 | Categoria do aeródromo no combate a incêndios | CAT 1 de SLCI - disponibilizando o Serviço de Equipamento e Apoio (SEA) CAT 2 de SLCI - disponibilizando o Serviço de Brigada de Aeródromo (SBA) A pedido: CAT 5 de SLCI - disponibilizando o Serviço Básico de Salvamento e Luta Contra Incêndios (SBSLCI) |
2 | Equipamento de salvamento | NIL |
3 | Capacidade de remoção de aeronave fora de serviço | NIL |
4 | Observações | NIL |
1 | Placas de estacionamento | Designação | Superfície | Resistência | |
A | CONC | NIL | |||
2 | Caminhos de circulação | Designação | Largura | Superfície | Resistência |
A B C | 15 M | Asfalto | NIL | ||
3 | Pontos de verificação dos altímetros | Localização | Elevação | ||
NIL | NIL | ||||
4 | Localização dos pontos de verificação do VOR | NIL | |||
5 | Posição dos pontos de verificação do INS | NIL | |||
6 | Observações | Dimensões placa de estacionamento 125 Mx30 M TWY A limitado a aeronaves até 34 M de envergadura |
1 | Utilização de sinais de identificação das posições de estacionamento de aeronaves, linhas de orientação dos caminhos de circulação e sistema de guiamento de estacionamento visual nas posições de estacionamento de aeronaves | NIL |
2 | Marcas e luzes da pista e dos caminhos de circulação | Marcas, designação e linha de eixo central da pista. |
3 | Barras de stop | NIL |
4 | Observações | WDI não iluminado |
Designação | Tipo de Obstáculo | Posição do obstáculo | Elevação /Altura | Marcas e Luzes | Observações |
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a | b | c | d | e | f |
NIL | Cabos de média e alta tensão | NOT AVBL | NOT AVBL | Balizagem diurna | Transversais, na aproximação da pista 16/34, a sul e oeste do AD |
NIL | Mastros | NOT AVBL | NOT AVBL | Iluminados | Estação meteorológica automática |
1 | Centro MET associado | CPVM-AERO MWO/AMO |
2 | Horas de expediente | Ver AD 2.3.1 |
3 | Serviço responsável pela preparação do TAF e período de validade e intervalo de emissão das previsões | NIL |
4 | Disponibilidade das previsões “trend” para o AD e intervalo de emissão | NIL |
5 | Prestação de informação e/ou consulta | NIL |
6 | Tipo de documentação de voo fornecido e línguas utilizadas | NIL |
7 | Cartas e outra informação disponível para apresentação e/ou consulta | NIL |
8 | Equipamento suplementar disponível para prestação de informações | NIL |
9 | Unidade ATS dotados de informações MET | AFIS |
10 | Informações adicionais (limitação de serviço, etc.) | Disseminação para o AFIS de QNH, Vento e Temperatura. |
Designações | Azimute verdadeiro | Dimensões das pistas (M) | Resistência do pavimento (PCN) e superfície das pistas e áreas de paragem (SWY) | Coordenadas da soleira Coordenadas fim de pista Ondulação do Geóide | Elevação da soleira e maior elevação da zona de toque de uma pista de aproximação de precisão | Declive das pistas e áreas de paragem (SWY) |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |
16 | 157.43 | 1460x30 | PCN 18.4/F/C/W/T ASPH | THR 395103.19N 0072635.62W | THR 379 M (1244 FT) | NIL |
34 | 337.43 | THR 395019.44N 0072612.54W | THR 370 M (1214 FT) | NIL |
Designações | Dimensões SWY (M) | Dimensões CWY (M) | Dimensões das faixas (M) | RESA (M) | OFZ | Observações |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |
16 | 60x30 | 60x150 | 1580 X 90 | NIL | NIL | NIL |
34 | NIL | NIL |
Designador da pista | TORA (M) | TODA (M) | ASDA (M) | LDA (M) | Observações |
---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
16 | 1460 | 1520 | 1520 | 1460 | NIL |
34 | 1520* | 1520* | 1520* | 1460 | *Incluindo extensão inicial de pista 60 M |
1 | Designação e limites laterais | Castelo Branco ATZ395544.87N 0072454.66W - 394821.95N 0072054.58W - 394603.18N 0072804.86W - 395325.86N 0073205.58W- 395544.87N 0072454.66W |
2 | Limites verticais | GND/2200 FT AMSL |
3 | Classificação do espaço aéreo | G |
4 | Indicativo de chamada ATS /Língua(s) | CASTELO BRANCO INFORMAÇÃO / PT, EN |
5 | Altitude transição | 4000 FT |
6 | Horário de aplicabilidade | A ativação da ATZ está sujeita às horas de operação do AFIS em coordenação com o ACC de Lisboa FREQ 130.905 MHZ (H24), FREQ 132.305 MHZ (HN), FREQ 123.755 MHZ (HJ). |
7 | Observações | Todas as aeronaves a operar na ATZ (incluindo ULM) estão sujeitas às seguintes condições: Comunicações bilaterais; Submissão de Plano de Voo |
Designação do serviço | Indicativo de chamada | Canais | Período de funcionamento | Observações |
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1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
AFIS | CASTELO BRANCO INFORMAÇÃO | 122.555 MHZ | HO | Cobertura: 25 NM (395059N 0072625W) Tipo emissão: A3E |
Circuito de tráfego de aeródromo: Pista 16 - Direito Pista 34 - Esquerdo
Perigo de colisão com aves
Concentração de aves de pequeno e médio porte num raio de 2 NM do aeródromo.
Nome | Página |
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Carta de Aeródromo | |
Carta de Aproximação Visual | |